(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MEDIDA PREVENTIVA

Legumes e árvores para evitar deslizamentos de terra em Contagem

Ipê Mirim, Feijão Andu, Mucuna Preta, Feijão de Porco, Fava e Lablab fazem parte de experimento para tentar evitar problemas no período de chuvas


10/09/2021 19:11 - atualizado 10/09/2021 19:18

Mudas foram plantadas primeiro na região do Buracão, no bairro Bandeirantes
Mudas foram plantadas primeiro na região do Buracão, no bairro Bandeirantes (foto: Defesa Civil de Contagem/Divulgação)
A prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começou a plantar mudas de vários tipos de feijão e árvores pequenas para tentar conter deslizamentos de terra em pontos críticos da cidade. A medida, apesar de "diferente", é uma forma de avaliar como o solo pode reagir à temporada de chuvas que deve chegar no fim do ano.
 
O projeto prevê plantio de sementes de Ipê Mirim (que podem chegar a 4 metros de altura) e de Feijão Andu, Feijão de Porco, Mucuna Preta (não comestível), Feijão Fava e Lablab nas encostas e barrancos que apresentam risco de desmonoramento conforme análises geológicas realizadas em anos anteriores.
 
A ideia é que os moradores das regiões também participem do processo, plantando as sementes e cuidando das plantas. 

O primeiro local que recebeu as sementes é a vila conhecida como “Buracão”, no Bairro Bandeirantes, na região Industrial. Em 2017, um deslizamento de terra destruiu casas e, desde então, moradores são alertados em períodos chuvosos.
 
"Esse tipo de plantio ajuda a recuperar as áreas degradadas, pois permite a estabilização do solo, e cria condições para que novas plantas voltem a crescer. São ações simples, mas que, ao longo do tempo, contribuem para minimizar a ação dos agentes erosivos e para recuperar ambientalmente as áreas afetadas", explicou o assessor de mobilização da Defesa Civil de Contagem, e especialista em agricultura orgânica e biodinâmica, João Carlos Silveira.
 
Os próximos locais que devem receber as sementes são a Vila Feliz, Morro dos Cabritos, Vila Epa, Vila Soledade, Campina Verde e Rua Esmeralda.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)