Jornal Estado de Minas

BAIXA UMIDADE

Domingo de inverno com cara de primavera lota praças em BH

O domingo ensolarado e de altas temperaturas levou os belo-horizontinos para as praças da cidade. Muitos pais foram com os filhos para a Praça da Liberdade, na Região da Savassi, nesta manhã.  A temperatura máxima, na capital, de acordo com o  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve chegar aos 33 graus neste domingo (5/9).





O engenheiro Jackson Bravos Rodrigues, de 32 anos, levou Moca para aproveitar o dia ensolarado na Praça da Liberdade. O cão, batizado com o nome do grão de café, chamava atenção pela beleza. Depois de brincar, o bichinho deu uma parada para matar a sede em um dos bebedouros.

"Sempre dou uma voltinha com ele para poder gastar a energia. A água aqui é bem importante. Ele pode se refrescar". Ele destaca a importância da fonte para quem frequenta a praça e para os animais de estimação. "No calor, não tem jeito. A cachorrada fica louca."
 
 

O advogado Bruno Salomé Rocha, de 42,  também aproveitou a manhã para passear com a filha Veletina Azevedo Rocha. Ele veio com os amigos de São Paulo conhecer o ponto turístico da capital. Depois de refrescar na fonte, a família vai tomar um sorvete.




 
Os irmãos Raul, de 5, e Benjamin, de 3, não resistiram aos encantos da praça. Os dois se refrescaram em uma das fontes. Moradores do Bairro Cruzeiro, os meninos pediram autorização à mãe para entrar na água. E foi uma alegria só: pularam, jogaram água um no outro.

Alerta laranja de baixa umidade

 

Apesar de ainda estarmos no inverno, os ipês amarelos sinalizam que a estação das flores já se aproxima. No entanto, é preciso se hidratar muito devido ao tempo seco. Umidade relativa do ar em 27%. O Inmet emitiu alerta laranja para indicar a baixa umidade do ar. 

A baixa uminidade aumenta o risco de de incêndios florestais e também represento danos à saúde, como o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Na segunda-feira, a temperatura deve varia de 16ºC a 31ºC. A umidade relativa do ar deve variar de 16% a 46% e não há previsão de chuva para o início da semana.

audima