Após dez anos fechada e abandonada, a Área de Preservação Ambiental (APA) Parque Fernão Dias reabriu ao público nesta sexta-feira (3/9) em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Após uma reforma de R$ 400 mil, a ideia da prefeitura é recompor a mata nativa que foi destruída por queimadas e ação de vândalos durante a última década.
A reforma do local foi possível por meio de uma parceria entre prefeitura, secretaria estadual de Meio Ambiente e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), que viabilizaram o plano de recuperação, reforma e gestão compartilhada da APA.
Localizado na região do Riacho, a APA Parque Fernão Dias vai funcionar de terça a domingo, das 8h às 17h. Porém, por causa da pandemia de COVID-19, o agendamento online é obrigatório, por meio do site da prefeitura de Contagem. A entrada do parque fica na Rua Rio Comprido, 5.
Também por causa das medidas de restrição provocadas pelo coronavírus, o uso de churrasqueiras está proibido, bem como soltar fogos de artifício (até pelo risco de novas queimadas).
Não será permitida a entrada e a permanência de vendedores ambulantes, consumo de bebidas alcoólicas, e os visitantes não podem tirar ou levar frutas e mudas de plantas.
A revitalização
Na primeira fase de revitalização, foi realizada a limpeza geral e a demolição de estruturas condenadas.
Nesta sexta-feira, foram entregues dois bebedouros e duas duchas para uso dos esportistas, além da limpeza em todas as trilhas do parque e abertura de novos percursos
A segunda etapa de obras prevê a recuperação de quadras esportivas, instalação de parque infantil com brinquedos inclusivos, além de recuperação do mirante e limpeza de novas trilhas, que serão gerenciadas pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Femig).
Há também previsão de construção de um viveiro de mudas, recuperação de 13 hidrantes para atender o Sistema de Combate a Incêndios, e reforma do antigo restaurante que será transformado em um centro de apoio a visitantes.
As demais fases, que devem custar R$ 2,1 milhões, serão pagas com o dinheiro da indenização da mineradora Vale, como parte da reparação aos danos causados pelo rompimento da barragem de Brumadinho. O dinheiro será repassado em parcelas, assim como para os demais municípios do estado.
Parque é 'patrimônio' dos moradores
O então apenas Parque Fernão Dias foi inaugurado em 1980, na divisa entre Betim e Contagem.
O local já foi um dos principais pontos de cultura, esportes e lazer da região, principalmente para a população de Contagem, porém fechado em 2012.
Em 2016, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou por unanimidade a criação da Área de Proteção Ambiental Fernão Dias. Hoje, são quase 100 hectares cercados que delimitam o espaço do parque.