Jornal Estado de Minas

CLIMA

Pancadas de chuvas podem atingir Minas nesta terça-feira (31/8)

Nesta terça-feira (31/8)  último dia de agosto, o céu fica nublado, com possibilidade de chuvas na maior parte do estado. Já a umidade do ar sofre ligeiro aumento e deve chegar aos 40% na capital no período da tarde.





Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem atingir as Regiões Metropolitana, Central Mineira, Zona da Mata, Noroeste e Norte, nesta terça (31), mas não há previsão de ventos fortes.

A menor temperatura em Belo Horizonte foi registrada na estação meteorológica do Cercadinho, com 12,6°C, e a máxima foi de 22,9ºC na estação da Pampulha. 

No Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, há previsão de chuvas fortes, até o período da noite.

Além disso, de acordo com os meteorologistas, a umidade do ar se eleva com o aumento de nebulosidade, e na capital deve ficar em torno de 40%. No Triângulo Mineiro pode chegar aos 30% até o final do dia.

A temperatura mínima do estado foi registrada no Sul de Minas, em Maria da Fé, com 8°C.



Nesta quarta-feira (1/9), a previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.

Na Metropolitana, Campo das Vertentes e Zona da Mata, o céu deve ficar nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada. Nas demais
regiões, céu claro a parcialmente nublado.

Ainda há previsão de névoa seca no Triangulo Mineiro. A temperatura fica estável. A máxima no estado deve ser de 33ºC  e a mínima de  6°C.

Já em Belo Horizonte, de acordo com o Inmet, o céu deve ficar nublado a parcialmente nublado com chuva isolada. As temperaturas sofrem um leve declínio. A máxima deve ser de 22ºC e a mínima de 15°C.

''O tempo vai ficar estável nos próximos dias com previsão de chuvas isoladas hoje e amanhã. A queda da temperatura acontece devido ao aumento da nebulosidade'', disse Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na sexta-feira (3/9), os termometros devem cair ainda mais e marcar 12ºC.

Na capital, a menor temperatura até o momento foi 6,3°C registrada no dia 30 de julho na estação automática de Cercadinho. Já a menor temperatura de 2021, em Minas Gerais, foi -5,0ºC registrada em 20 de julho  registrada em Maria da Fé, no sul do estado.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra




audima