Jornal Estado de Minas

CORONAVÍRUS

BH: decreto detalha novas regras para escolas, faculdades, cinemas e lojas

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou neste sábado (21/08), no Diário Oficial do Município (DOM), o novo decreto com atualizações a respeito da capacidade total em salas de aula no ensinos infantil, médio, técnico e superiorcinemas e também com horários de funcionamento do comércio de rua e shoppings da cidade.



As medidas, inseridas no contexto de controle à pandemia de COVID-19, já haviam sido anunciadas nessa sexta (20), mas foram oficializadas com a publicação no DOM.

Quanto às aulas presenciais nas instituições de ensino, a distância entre estudantes foi reduzida pela metade e passa a ser de 1 metro. Com isso, será possível a presença de mais alunos em salas de aula.

Outro ponto relacionado à educação é que o ensino superior pode retomar o ensino presencial e deixar o regime remoto, a depender das faculdades.

Quanto aos cinemas de BH, que também já estavam abertos mas com metade da capacidade total de cada sala, a prefeitura aumentou o número de pessoas. Agora, ao invés de 50%, 60% das cadeiras estarão disponíveis.

O comércio de rua e shoppings da capital de Minas Gerais também sofreu alteração. Agora, não há restrição de horário de funcionamento. Outra breve mudança no decreto diz respeito às academias, que agora também podem funcionar aos domingos.





Bares e restaurantes também podem exibir eventos esportivos em televisores ou telões. Eles devem respeitar o horário de funcionamento (11h às 23h), o distanciamento (2 metros entre mesas e 1 metro entre pessoas), a capacidade total (seis pessoas por mesa) e demais regras.

Todas essas novas medidas já vigoram a partir deste sábado. Elas foram ancoradas em um avanço da vacinação e do controle da COVID-19 na cidade belo-horizontina. Segundo dados da última quinta-feira (19), o nível de alerta geral permanece estável no amarelo, com a taxa de transmissão em 1,02, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) COVID em 50,7% e de Enfermaria COVID em 38,9%.

A prefeitura divulgou cronograma no qual projeta imunizar com a primeira dose toda população acima de 18 anos até 4 de setembro deste ano.

audima