(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CUIDADO

Após mortes por febre maculosa, Contagem reforça combate a carrapatos

Ação preventiva contra a febre maculosa se estenderá por toda a cidade. Duas pessoas da mesma família morreram no Bairro Nacional neste mês de agosto


20/08/2021 14:20 - atualizado 20/08/2021 14:47

Contagem combate carrapatos contra a febre maculosa, que já matou duas pessoas de uma mesma família no Bairro Nacional(foto: Prefeitura de Contagem/Divulgação)
Contagem combate carrapatos contra a febre maculosa, que já matou duas pessoas de uma mesma família no Bairro Nacional (foto: Prefeitura de Contagem/Divulgação)
A Secretaria de Saúde de Contagem promove na tarde desta sexta-feira (20/8) no Bairro Tijuca, a borrifação com produto para combate ao carrapato estrela, causador da Febre Maculosa. A região é considerada endêmica desde 2019.

Com a confirmação dos dois óbitos para Febre Maculosa Brasileira (FMB) envolvendo membros de uma família moradora da região do Bairro Nacional, no dia 13 de agosto, a prefeitura faz um alerta à população para redobrar os cuidados de prevenção da doença e de seu vetor, o carrapato estrela.  
 
A ação de hoje é mais uma etapa das medidas de combate ao parasita iniciadas em 13 de agosto, com sensibilização e panfletagem para os moradores da área do entorno. Foram realizadas 1.305 visitas a residências, além do borrifamento com produto específico de combate ao carrapato estrela em 719 moradias nos quarteirões dentro de 500 metros do local onde casos da doença foram registrados.
 
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, José Renato de Rezende Costa, sendo uma área endêmica, desde 2019 essa região fica sob observação e vigilância por um período de até 10 anos.

"É muito importante que a população tenha conhecimento de que isso não é uma situação espalhada por todo o município, mas uma situação que todos devem ficar alertas, uma vez que já temos a circulação da bactéria Rickettsia rickettsii, que é a causadora da febre maculosa. As pessoas podem acionar o controle de Zoonoses em caso de dúvida em relação ao carrapato, que fazemos a captura destes para identificar se é o vetor da FMB", disse.
 
Desde 2017, esta área no Nacional, considerada endêmica, é monitorada pela Secretaria de Saúde. Em 2019, quando houve um surto de FMB nessas áreas, as ações foram intensificadas. 

No dia 13 de agosto, após a confirmação da sorologia positiva para a Febre Maculosa, a SMS tomou várias providências de imediato, começando pela divulgação de Nota Técnica para toda a rede de saúde pública e privada. A equipe de Zoonoses e Epidemiologia se reuniu com a Zoonoses de Belo Horizonte para alinhar ações em parceria no território da divisa dos municípios. 
 
Ainda em julho deste ano, a equipe do Distrito Sanitário Nacional (epidemiologia, médica e zoonoses) realizou capacitação on-line em todas as unidades de saúde dos distritos Nacional e Ressaca sobre o manejo clínico da Febre Maculosa Brasileira em que foram abordados também a situação epidemiológica e o manejo ambiental. 
 
As autoridades sanitárias do município mapearam e acompanham as áreas de risco. Foi criado um grupo de Whatsapp e contato permanente com os carroceiros. Serão realizados mais de 300 banhos carrapaticidas nos cavalos, arrasto para catação de carrapatos e análise, com as amostras negativas para a bactéria Rickettsia rickettsii, causadora da doença.
 
Agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros vem sendo treinados e a prefeitura garante o contato frequente com munícipes das áreas de risco, por meio das visitas da Atenção Básica e orientação e panfletagem em todas as residências da região. A atenção será redobada entre Contagem e BH na área limítrofe (Distrito Nacional e Regional Pampulha). 
 
Confira os cuidados necessários para evitar a doença: 
 
  • De preferência, use roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato; 
  • Use calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas; 
  • Evite andar em locais com grama ou vegetação alta. 
  • Use repelentes de insetos: atualmente já existem repelentes contra carrapatos no mercado. 
  • Verifique se você e seus animais de estimação estão com carrapatos: após três horas de exposição a áreas de risco é preciso verificar se há a presença de algum carrapato no corpo. Após esse período, o inseto já terá transmitido a bactéria para a pessoa.
  • Remova um carrapato com uma pinça: pegue com cuidado o carrapato. Não aperte ou esmague o carrapato, mas puxe com cuidado e firmeza. Depois de remover o carrapato inteiro, lave a área da mordida com álcool ou sabão e água. 
  • Quanto mais rápido uma pessoa retirar os carrapatos de seu corpo, menor será o risco de contrair a doença. Após a utilização, coloque todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos insetos. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)