(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas QUEIJO

Patrimônio cultural de Minas, queijo canastra se destaca em evento paulista

Primeira edição do 'Canastra na Estrada' pretende ampliar a comercialização e a divulgação do queijo artesanal mineiro reconhecido como patrimônio nacional


19/08/2021 19:03 - atualizado 19/08/2021 19:16

Essa iguaria tipicamente mineira, reconhecida dentro e fora do Brasil, é registrado, desde 2008, como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Essa iguaria tipicamente mineira, reconhecida dentro e fora do Brasil, é registrado, desde 2008, como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) (foto: Aprocan/Divulgação)


O queijo canastra, produto artesanal produzido com leite cru na Serra da Canastra (MG), será destaque em evento realizado em São Paulo. A primeira edição do “Canastra na Estrada” será realizada nos dias 20 e 21 de agosto e pretende divulgar o queijo mineiro para ampliar sua comercialização no mercado paulista

Essa iguaria tipicamente mineira, reconhecida dentro e fora do Brasil, é registrado, desde 2008, como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A região da Serra da Canastra, Serro e Serra do Salitre, no berço da nascente do Rio São Francisco, passou a ser reconhecida como a única produtora de queijo canastra do país e concentra, atualmente cerca de 800 pequenos produtores que, juntos, fazem por ano mais de 4 mil toneladas de queijo canastra. 



O evento é realizado pela Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan), em parceria com a Associação de Comerciantes de Queijo Artesanal Brasileiro (ComerQueijo), o Sebrae São Paulo e o Sebrae Minas. 

No primeiro dia, 20/8, o evento acontece no Sebrae, localizado no centro histórico de São Paulo, e será fechado para lojistas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a região da Canastra, seus produtores, seus queijos e sobre o Programa Parceiro Guardião, que aproxima lojistas dos produtores da região da Canastra. Também haverá degustação do produto.

Durante o dia 21, os apreciadores da boa gastronomia poderão comprar e também sentir de perto o sabor do queijo canastra. O segundo dia de evento acontece na Galeria do Queijo e no Museu do Queijo. 

Programação

Dia 20 de agosto

Público: entrada somente para lojistas e revendedores com inscrição prévia
Local: Sebrae – Rua  24 maio, 32, no centro histórico - São Paulo/SP (das 15h às 17h)

Dia 21 de agosto 

Público: geral
Local: 

Galeria do Queijo - Av. Prof. Abraão de Morais, 1500, box 06, Vila da Saúde – São Paulo/SP (das 9h às 15h)
 
Museu do Queijo – Rua Paulo Gonçalves, 117, Santana, – São Paulo/SP (das 15h às 19h)

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)