Jornal Estado de Minas

8 KM DE PISTA DUPLA

Após 2 anos, começam obras de duplicação da MG-188 em Unaí

Dois anos depois do edital lançado, as obras de duplicação da MG-188, em Unaí, no Noroeste de Minas, começaram nesta quinta-feira (18/8). É uma demanda antiga de moradores e líderes de bairros da região do Santa Clara, que enfrentam todos os dias um trânsito caótico nos horários de maior movimentação.




 
O trabalho começou na rotatória da Algonor, um ponto que não há necessidade de interdição de faixas de rolamento, para não sobrecarregar ainda mais o trânsito. Nessa primeira etapa é feita a terraplanagem da área, que vai receber as novas pistas (a rotatória também será remodelada, leia mais abaixo).
 
A previsão é que os 8 km de extensão do novo trecho da MG-188 seja concluído até abril do ano que vem.
 
Segundo o prefeito José Gomes Branquinho (PSDB), toda a duplicação terá custo de R$ 20 milhões, sendo cerca de R$ 5 milhões para a iluminação da pista.
 
"Neste momento estamos em um trecho em que não há bloqueios, mas eles vão acontecer. Porém, são transtornos que consideramos 'agradáveis', já que o resultado final vai resolver um problema antigo da cidade", disse.




 
A pista simples é palco de diversos acidentes, apesar de não haver um levantamento oficial sobre isso. 

A obra

Paisagem da região do bairro Santa Clara vai mudar com duplicação da MG-188 (foto: Prefeitura de Unaí/Divulgação)
 
A verba veio do Programa Avançar Cidades/Pró-Transportes, do Ministério das Cidades.
 
Depois de concluída, grande parte da MG-188 terá mais uma faixa de rodagem de 9 metros de largura, uma ciclofaixa de 2,5 metros e uma faixa para pedestres de 1,5 metro. Um novo sistema de drenagem de água de chuva será construído.
 
Na região dos loteamentos, próximos ao Santa Clara, lombadas serão instaladas. Apesar das novas pistas, o limite máximo de velocidade será mantido em 40km/h, para evitar acidentes. Faixas de pedestres também estão previstas onde há lotes residenciais dos dois lados da pista.




 
A rotatória da Algonor será mantida, mas reformada para comportar as novas faixas de circulação.
 
Não há desapropriações previstas, já que o trecho onde há casas fica relativamente distante da pista.
 
A duplicação termina no Rio Preto, que hoje tem apenas uma ponte. Ainda que o trânsito possa ser afetado com o afunilamento, o edital não prevê a construção de uma segunda ponte, que precisa de novo projeto e nova verba. A administração começa a correr atrás disso agora.

Anel rodoviário é "próximo passo"

Os planos para a mobilidade urbana de Unaí são audaciosos. Após conquistar a verba e colocar as máquinas no chão, o prefeito Branquinho agora quer um Anel Rodoviário para ligar a MG-188 à BR-251, após o Ribeirão Areia.




 
"Hoje, os bitrens passam pela cidade e Praça da Matriz, e isso é um grande problema para a população e para o próprio tráfego na cidade", afirma.
 
Um projeto para a construção do anel viário já chegou a ser discutido em 2015 pelo então prefeito Delvito Alves (PTB). quando ele pediu ao governo do Estado verbas para a obra, o que não aconteceu por "falta de dinheiro".
 
Agora, a atual gestão estuda se há algum detalhe do projeto que possa ser reaproveitado para atualizá-lo, e assim começar a busca por novas verbas.
 
O anel viário também interessa a outros municípios, como Arinos, Urucuia, Bonfinópolis de Minas, Riachinho e Chapada Gaúcha, que também utilizam a MG-188 para escoar produções e a própria ligação entre as cidades.