(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REAÇÃO ALÉRGICA

Família de jovem morta em UPA registra ocorrência por falha no atendimento

Prefeitura de Divinópolis diz ter notificado gestora da UPA para apurar fatos e lamentou o ocorrido; suspeita é de que a jovem tenha sofrido choque anafilático


13/08/2021 20:03 - atualizado 13/08/2021 20:11

A jovem morreu nesta sexta-feira (13/8) na UPA de Divinópolis(foto: Amanda Quintiliano/Esp. EM)
A jovem morreu nesta sexta-feira (13/8) na UPA de Divinópolis (foto: Amanda Quintiliano/Esp. EM)
A família de uma jovem, de 29 anos, que morreu nesta sexta-feira (13/8), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, registrou boletim de ocorrência. O irmão da paciente, de 28, foi quem acionou a Polícia Militar (PM) alegando falha no atendimento.

Angélica Aparecida de Melo foi internada na noite de quinta-feira (12/8) queixando-se de dores abdominais, diarreia e vômitos há três dias. De acordo com o boletim de ocorrência, no prontuário consta que ela recebeu a medicação necessária para estabilização do quadro. A jovem ficou em observação por orientação médica.

A suspeita é de que, embora tenha apresentado melhora, ela teria sofrido uma reação anafilática, ou seja, alérgica, devido à mistura de Dipirona, Ausendron, Complexo B + e soro fisiológico. 

A jovem foi transferida para a Sala Vermelha onde foram seguidos os procedimento protocolares para tentar reverter  o quadro, conforme relatado no boletim. 

A partir das manobras, o quadro clínico foi estabilizado, porém apresentou piora de forma repentina. Ela chegou a ser intubada, porém evoluiu para parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Ainda segundo a ocorrência, nem os familiares nem a paciente teriam relatado quadro alérgico a algum medicamento. O atendimento foi iniciado com um médico e teve sequência com o plantonista.

A causa da morte foi registrada como parada cardiorrespiratória, segundo a Polícia Militar.  

O corpo da jovem foi levado ao Instituto Médico-Legal (IML). O boletim ficará disponível para a família definir os encaminhamentos.


Apuração


A assessoria de comunicação da prefeitura disse que notificou o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDS), responsável pela gestão da unidade, para prestar esclarecimentos sobre o caso.

“A gestão já notificou a IBDS a prestar esclarecimento sobre o caso. Estamos aguardando, precisamos apurar primeiro o que aconteceu de fato”, informou.

Em outra nota, lamentou a morte da jovem e se solidarizou com a família.

“A Prefeitura de Divinópolis lamenta profundamente a morte de Angélica Aparecida de Melo, de 29 anos. A jovem faleceu nesta sexta-feira (13/08), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, em um caso que causou comoção municipal. Respeitosamente, a Prefeitura presta suas condolências e deixa os seus mais sinceros pêsames aos familiares e amigos de Angélica neste momento tão difícil.”

Até o fechamento desta matéria o IBDS não se manifestou sobre o caso. 

*Amanda Quintiliano especial para o EM


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)