Jornal Estado de Minas

LESTE DE MINAS

Aulas presenciais em Santana do Paraíso serão retomadas em 30 de agosto

As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Santana do Paraíso, no Vale do Aço, serão retomadas em 30 de agosto. Os professores e servidores da Educação voltam antes, no dia 23, nas seis escolas municipais e nos oito Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).




 
O retorno antecipado dos professores, segundo a Secretaria Municipal de Educação de Santana do Paraíso, é necessário para que todos ajustem o planejamento e prepararem o acolhimento dos alunos de três modalidades de ensino oferecidas pelo município: Creche (2 e 3 anos), Pré-Escola (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental I (1º ano 5º ano).
 
A secretária municipal de Educação, Janice Alves da Silva, explicou que o retorno das aulas presenciais será feito por meio de um sistema de revezamento semanal, em que 50% dos alunos estudam de forma presencial e outros 50% estudam em casa, com apoio do material do Plano de Estudo Tutorado (PET).
 
“Essa retomada das aulas presenciais é resultado de um amplo debate com a sociedade civil e com as autoridades da área da saúde, visando à aprovação de um sólido Protocolo de Segurança Sanitária, em razão do cenário de pandemia causado pela COVID-19”, disse a secretária.




 
O protocolo, que deverá ser seguido pelos estudantes e profissionais das escolas, ainda será divulgado de forma pontuada para a comunidade escolar. Medidas como aferição de temperatura corporal, uso de máscaras faciais cobrindo a boca e o nariz, e higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel serão tomadas.
 
Bruno Morato, prefeito de Santana do Paraíso, explicou que o retorno às aulas presenciais é um desejo comum dos servidores da Educação, comunidade escolar e famílias. Mas foi preciso tomam a decisão com responsabilidade.
 
“Agora que fizemos o dever de casa, temos a satisfação de anunciar esse retorno, uma vez que as aulas presenciais são fundamentais para o aprimoramento do ensino-aprendizagem dos alunos e para garantir-lhes o princípio básico da socialização por meio escola”, disse o prefeito

audima