Jornal Estado de Minas

MINERAÇÃO

Empresa nega que deslizamento em Sarzedo seja rompimento de barragem

As imagens de um possível estouro de barragem que ganharam as redes sociais nesta segunda-feira (9/8) não mostram um novo rompimento, afirmou a empresa Itaminas, responsável pela extração de minério de ferro em Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 



Segundo a companhia, o que ocorreu no local foi um "escorregamento de aterro de obra", e a situação não teve vítimas. "As informações circuladas em redes sociais sobre um possível rompimento de barragem não são verdadeiras", afirmou a empresa em nota. 

"O evento trata-se de um escorregamento de aterro de obra civil, não havendo vítima ou dano ambiental nem tampouco qualquer relação com as barragens, que mantém os níveis de seguranda dentro dos padrões exigidos", completou a empresa.  

A informação foi confirmada pelo Coordenador Ambiental da empresa e por agentes da Defesa Civil Municipal que estiveram no local. 

''A ocorrência foi conduzida pela Defesa Civil Municipal de Sarzedo. A situação está estabilizada. Agenda da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Nucleo de Emergências Ambientais da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Agência Nacional de Mineração compareceram até o local e acompanharam as medidas corretivas implementas pela empresa'', informou por meio de nota. 

Os bombeiros também enviaram uma viatura ao local para a analisar o deslizamento de terra. ''Houve um escorregamento em uma área bem limitada da empresa. Não houve nenhuma situação que atingisse a barragem, que está localizada a, aproximadamente, um quilômetro do local onde ocorreu o fato", disse o  tenente do Corpo de Bombeiros Jader Junio Correia.  Três veículos foram soterrados.






Um vídeo que circula na internet mostra o momento o deslizamento de terra. A imagem foi compartilhada pelo deputado federal Rogério Correia. Assista: 



''Confirmado um rompimento de um talude na barragem da Itaminas em Sarzedo. Segundo informações da defesa civil do município não atingiu a cidade. Mas com certeza é preocupante e mais um alerta sobre a situação das barragens em Minas'', disse o deputado.


audima