(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DOAÇÃO EMERGENCIAL

Estoque em baixa: Hemominas convoca doadores de sangue do tipo O negativo

Segundo a fundação, queda dos estoques desse tipo sanguíneo chega a 45% em toda a rede


20/07/2021 16:35 - atualizado 20/07/2021 18:13

Pessoas com o tipo O negativo são consideradas doadoras universais, ou seja, podem doar sangue para pacientes de todos os demais tipos(foto: Adair Gomez - Hemominas/Divulgação )
Pessoas com o tipo O negativo são consideradas doadoras universais, ou seja, podem doar sangue para pacientes de todos os demais tipos (foto: Adair Gomez - Hemominas/Divulgação )
A Fundação Hemominas está com queda nos estoques, por isso pede aos doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos, em especial os do tipo O negativo, que compareçam o quanto antes em suas unidades para fazer a doação.

Pessoas com o tipo O negativo são consideradas doadoras universais, ou seja, podem doar sangue para pacientes de todos os demais tipos. Por essa razão, o tipo O negativo é o mais utilizado no atendimento de casos de urgências e emergências.  

Os doadores podem fazer o agendamento on-line ou pelo aplicativo MG App - Cidadão.

Como fazer a doação


Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação, e apresentar documento original e oficial com foto.

Voluntários que foram infectados pelo coronavírus, detectado após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, só podem fazer a doação depois de 30 dias da completa recuperação. 

Pessoas que tiveram contato com alguém que apresentou diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por COVID-19 também não podem fazer a doação pelo período de 14 dias.

Devido à pandemia, o voluntário que tiver qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após a recuperação para doar.

Vacinação


A vacinação contra a COVID-19 também impacta o comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de espera após cada dose. Esse prazo depende do imunizante recebido. Para as vacinas disponíveis no momento, os prazos são:

  • Coronovac / Sinovac: 48h
  • AstraZeneca / Fiocruz: 7 dias
  • Pfizer / BioNTech: 7 dias
  • Janssen-Cilag: 7 dias
  • Sputnik V: 7 dias
  • Covaxin / Bharat Biotech: 48h
  • Moderna: 7 dias

No caso da vacina contra a gripe, o prazo de espera para doação de sangue é de 48h após a aplicação do imunizante. 

No site da Fundação Hemominas estão todas as condições e restrições para doação de sangue.
 
*Estagiária sob supervisão  



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)