Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Vídeo mostra médico que pediu exame de COVID para uma semana após consulta

Uma vídeo publicado nas redes sociais neste domingo (11/7) denuncia um suposto médico de Mariana, na Região Central do estado, que teria pedido que um paciente com sintomas de COVID fizesse o teste apenas sete dias após a consulta.



As imagens, gravadas por uma mulher que não foi identificada, mostram ela no consultório médico pedindo satisfações ao especialista.

"Eu vim devolver esse papel que você deu para o meu parido para fazer teste daqui sete dias. Eu fui em Ouro Preto, ele fez o teste agora e deu positivo", afirma ela mostrando o possível pedido de exame.

Ela ainda afirma que o companheiro estaria com sintomas há quatro dias. ''Você dá um teste para uma pessoa que está com sintomas há quatro dias, para daqui sete dias, para contaminar 'meia' Mariana?''.

O caso foi publicado no Twitter por uma médica epidemiologista.

Veja o vídeo


 O médico do vídeo logo responde ''não ia não'', se referindo que o caso confirmado não disseminaria o vírus. A mulher logo rebate: ''Eu tenho duas filhas asmática dentro de casa. ''

 A recomendação é que em pessoas que apresentam sintomas, o teste deve ser realizado o quanto antes.



Veja a nota da Prefeitura de Mariana 

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, se pronuncia a respeito de um vídeo veiculado nas redes sociais sobre o atendimento de Covid-19, realizado na Policlínica Municipal.

Importante frisar que desde a declaração da pandemia do coronavírus, em março de 2020, o município segue as diretrizes ditadas nos Protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, no que tange à testagem e confirmação do diagnóstico, seja através de exames laboratoriais, exames de imagem e/ou análise clínico epidemiológica dos casos.
O município oferta à população testes de anticorpos (IGM e IGG), teste de rápido de antígeno e exames com a metodologia RT-PCR, sendo já realizados mais de 70.000 testes.

O Secretário de Saúde está em contato direto com a família envolvida na postagem, e assim como ele, o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde - COVID-19 se encontra à disposição e um processo administrativo será aberto para apurar as circunstâncias envolvidas no atendimento.

audima