Jornal Estado de Minas

EDUCAÇÃO

Ensino presencial avança para 1.123 escolas estaduais


Começa amanhã o acolhimento de professores em escolas da rede pública estadual que começam a retomar as aulas no próximo dia 12 ou avançam com novas turmas na mesma data. De acordo com o governo de Minas, 1.123 escolas já podem oferecer aulas presenciais na rede estadual de ensino, em 266 municípios, entre eles a capital mineira. A lista foi disponibilizada ontem e pode ser consultada no site da Secretaria de Estado de Educação ( www.educacao.mg.gov.br).




 
De acordo com as informações divulgadas pelo governo,  543 escolas de 132 municípios que deverão retomar as aulas presenciais somente dos anos iniciais do ensino fundamental –  1º ao 5º ano – no dia 12. Essas instituições estão em municípios de regiões que permanecem na onda vermelha do Programa Minas Consciente, nos quais não há impedimento para o retorno por parte das prefeituras. Em Belo Horizonte, 37 instituições estão na lista.
 
A volta – antes restrita às regiões em ondas verde ou amarela –  foi liberada pelo Comitê Extraordinário COVID-19 na semana passada, diante da melhora nos indicadores da pandemia. No caso em que, mesmo na onda vermelha, a cidade esteja classificada como Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, a volta não ocorrerá. Atualmente, apenas a macrorregião Leste do Sul se enquadra nesta indicação do Minas Consciente.
 
Nos locais em que a retomada dos anos iniciais do ensino fundamental já ocorreu, pois já estavam nas ondas amarela ou verde, começam a ser recebidos amanhã também os professores do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Já os alunos desses anos de escolaridade chegam no dia 12. Os anos iniciais, que já fizeram a retomada, seguem com a mesma dinâmica que vinha sendo adotada. Nesta situação estão 157 escolas, em 27 municípios.




 
Outro cenário é dos municípios que estavam em onda vermelha, antes desta alteração, e que, portanto, ainda não fizeram a retomada, mas que agora evoluíram para as ondas amarela ou verde. O total de 423 escolas de 107 municípios estão nessa situação. Nesses casos, as unidades de ensino ficam autorizadas a começar o acolhimento dos anos iniciais e do 9º ano do ensino fundamental, e também do 3º ano do ensino médio. Sempre começando com o recebimento dos professores e, na semana seguinte, a partir de 12 de julho, dos alunos.
 
Vale sempre lembrar que o retorno das escolas da rede estadual de Minas é gradual, híbrido e facultativo, cabendo aos pais ou responsáveis a decisão de enviar ou não as crianças às escolas. As aulas continuam a ser oferecidas a distância.
 

AULAS NO DIA 12


» 543 escolas da rede deverão retomar as aulas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em 132 municípios na onda vermelha

» 157 escolas já abertas, em 27 cidades nas ondas verde ou amarela, avançam no ensino híbrido, com aulas presenciais também para o 9º ano do fundamental e 3º do médio

» 423 escolas em 107 municípios que evoluíram agora para a onda amarela retomam presencial para primeiros anos e 9º do fundamental, além do 3º ano do ensino médio
Fonte: Agência Minas




audima