(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Sul é a região com maior contágio de Minas, aponta estudo da Unifal

A média diária de novas internações por COVID19 chega a ficar acima de 100 (145 só no dia 14 de junho) e a de mortes chega a 30 por dia


16/06/2021 20:38 - atualizado 16/06/2021 20:59

Sul de Minas sofre com pior momento na pandemia(foto: Gerd Altmann/Pixabay)
Sul de Minas sofre com pior momento na pandemia (foto: Gerd Altmann/Pixabay)
Novo estudo da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) aponta que o Sul de Minas é a região com maior contágio da COVID-19 no estado.
 
A pesquisa semanal, coordenada pelo professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, com base nas informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS), aponta que o Sul é a região mais atingida pela pandemia no estado.
“O Sul de Minas teve, historicamente, os piores índices de isolamento social durante a pandemia. A proximidade com o estado de São Paulo e o próprio ritmo de contágio em cidades como Pouso Alegre e Alfenas, por exemplo, facilitou o surgimento da variante Gama (antiga P1), que é mais contagiosa e predomina no estado paulista”, aponta Inácio, coordenador do estudo.
 
Para o pesquisador, a adesão às recomendações do Minas Consciente na região Sul podem ter sofrido mais resistência (vide cidades como Varginha, em que o estado precisou entrar na Justiça para fazer valer a onda roxa). Além da grande ligação do Sul de Minas com regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte, que propiciou o surgimento e circulação da variante mais transmissível.
 

Confira os números do Sul de Minas

Em 14 de junho, houve estabilidade no número diário de casos, mas, o patamar ainda continua alto no Sul.
 
Ao final da onda roxa, foi observado redução na média diária de novos casos durante a semana. Porém, com a terceira semana após a atenuação das medidas, houve aumento contínuo no indicador de casos inéditos.
 
Entre as cidades com maior população, Pouso Alegre, Varginha, Itajubá, Alfenas e São Sebastião do Paraíso tiveram aumento no número de novos casos.
 
A média móvel do Sul de Minas, em relação ao número de novos casos por 100.00 habitantes, ficou em 57,7 no último mês; 64,9 em relação a 14 dias atrás; e 68,0 nos últimos sete dias.
 
Sul de Minas tem maior média diária de novos casos da Covid-19 no estado(foto: Fonte: Unifal/Reprodução)
Sul de Minas tem maior média diária de novos casos da Covid-19 no estado (foto: Fonte: Unifal/Reprodução)
 
A parte negativa, e que chama mais a atenção, fica por conta do número de internações. A região Sul saiu de estabilidade (+8%) e passou para crescimento de 52%, nessa segunda-feira (14/6).
 
A média diária de novas internações chega a ficar acima de 100 (145 só no dia 14 de junho) e a de mortes chega a 30 por dia.
 
Em internações, seis dos 10 municípios mais populosos saíram da estabilidade e tiveram evolução nas taxas. São eles: Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Alfenas, Três Corações e Três Pontas.
 
Alfenas saiu de -11% na incidência de pessoas internadas nas UTIs e foi para crescimento de +159%. Poços de Caldas apresenta número alarmante, registrando ampliação de +717% no crescimento de novas internações.
 
A evolução de mortes foi observada em Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Alfenas, Três Corações e São Sebastião do Paraíso.
 
A região Sul de Minas é a que apresenta maior taxa de incidência no número de internações. Respectivamente no último mês, a média móvel por 100.000 habitantes foi de 3,7; 14 dias atrás, de 4,3; e 4,8 nos últimos sete dias.
 
Média móvel de internações nos últimos sete dias no Sul é a maior em relação a outra regiões(foto: Fonte: Unifal/Reprodução)
Média móvel de internações nos últimos sete dias no Sul é a maior em relação a outra regiões (foto: Fonte: Unifal/Reprodução)

 
O efeito das aglomerações por conta do feriado de Corpus Christi pode ter impulsionado a incidência dos casos em Minas Gerais. Mesmo com estabilidade, o crescimento da doença no estado foi de -1%, em 7 de junho, para +13% em uma única semana.

Em números de internações, MG passou de -28% para 16% – já os dados de novas mortes permaneceu estável no estado, com crescimento nas regiões Nordeste, Noroeste e Sul.
 
Segundo a SES, o Sul de Minas confirmou 234.824 casos do novo coronavírus e 5.501 mortes. Ao todo, 209.765 pessoas se recuperaram da doença e 19.558 aguardam confirmação ou estão acompanhamento.
 
O estado de Minas Gerais confirmou 1.705.133 pessoas infectadas com a Covid-19 e 43.559 vidas perdidas – 1.568.531 pacientes estão recuperados e 93.043 casos estão em acompanhamento ou aguardando confirmação.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)