Jornal Estado de Minas

BELEZA E FÉ

Católicos de BH preparam tapetes para celebração do Corpus Christi


Arte, cores e juventude  para saudar o dia de Corpus Christi. Na noite desta quarta-feira (2/6), um grupo católico da Paróquia São José (Santuário São José), no Centro de Belo Horizonte, dá início à confecção de um tapete que vai cobrir a escadaria na frente do templo.



A expectativa é de terminar, na madrugada, o trabalho feito com serragem e sal refinado tingidos.

Para evitar que fiéis mais velhos façam os tapetes, tendo em vista a pandemia, os jovens assumiram a tarefa com gosto e talento. Depois de tingir o material, eles dão forma à santa ceia e escrevem frases alusivas à COVID-19, a exemplo de Toda vida importa.

Antes da pandemia, um imenso  tapete unia os santuários arquidiocesanos São José e Santíssima Eucaristia (Igreja Boa Viagem). "Vamos manter a tradição, embora em escala menor, ainda mais que neste ano dedicado ao padroeiro, São José, e também na primeira comemoração de Corpus Christi na Igreja elevada a Santuário", disse o reitor e pároco, o padre redentorista José Cláudio Teixeira.

As missas desta quinta-feira (3/6), feriado, serão às 7h, 8h30, 10h e 11h30, sendo essa com exposição e bênção do santíssimo.

Cleiton Roberto Soares Cavalcante, voluntário, que ia entrar a madrugada desenhando o tapete (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)


A capacidade do templo é para 170 pessoas, valendo a ordem de chegada para entrar, seguindo-se as normas sanitárias.



Em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a exemplo de Sabará, Santa Luzia e Jaboticatubas, os jovens participam da montagem dos tapetes no entorno das igrejas e, em alguns casos, no interior dos templos.

Peregrinos


Às 18h de quinta-feira, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, vai se unir aos peregrinos do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Durante a celebração, será oficializada a mudança de nome do Santuário Arquidiocesano (anteriormente, Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem – Santuário da Adoração Perpétua).

Neste ano, no templo, não haverá os tradicionais tapetes devido à pandemia.

Para evitar que fiéis mais velhos façam os tapetes, por causa da pandemia de COVID-19, os jovens assumiram a tarefa com gosto e talento (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)


Também na quinta-feira (3), dom Walmor estará na Catedral Cristo Rei, às 10h30,  para celebrar a eucaristia, na solenidade de Corpus Christi.



A recepção aos peregrinos ocorrerá na entrada da catedral que fica na Rua Campo Verde, 150, Bairro Juliana, na Região Norte de BH. Mais cedo, às 9h, o arcebispo celebrará missa, na Capela Curial São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha), na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3000, na Pampulha.

Significado da data


No Dia de Corpus Christi, a Igreja, no mundo inteiro, celebra o mistério da eucaristia e o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A celebração é uma referência à quinta-feira santa, quando se deu a instituição da eucaristia, durante a última ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos.

As celebrações da Festa de Corpus Christi pelas comunidades de fé da Arquidiocese de BH seguirão as diretrizes para o tempo de pandemia, publicadas no documento Evangelização Missionária um novo Tempo.

Entre as diretrizes, estão o uso obrigatório de máscara, respeito ao distanciamento social, com ocupação parcial dos espaços das igrejas e disponibilidade de álcool em gel nos ambientes de celebração.

audima