Jornal Estado de Minas

RESGATE

Zona da Mata: bombeiros resgatam jaguatirica que atacou galinhas em sítio

O Corpo de Bombeiros resgatou, nesta segunda-feira (31/5), uma jaguatirica que entrou em um sítio e atacou galinhas na região. O caso inusitado ocorreu próximo ao distrito de Correia de Almeida, na Zona da Mata. 

Por volta das 8h, os bombeiros de Barbacena foram acionados a comparecer a um sítio, na altura do km 724 da BR-040.



De acordo com o solicitante, de 56 anos, uma jaguatirica rondava as imediações e o animal não conseguia sair do sítio. Isso porque o local é cercado em toda sua extensão.

Segundo o dono do sítio, suas galinhas e animais de sítios vizinhos estavam desaparecendo com frequência e finalmente se deparou com o felino na manhã de hoje.

Diante disso, os bombeiros orientaram o morador a fechar as entradas da casa e aguardasse uma equipe, que se deslocaria para o local.

Quando os militares chegaram, encontraram a jaguatirica acuada no interior de uma garagem. 

Segundo o sargento Wellington Alves, que comandou os trabalhos, foi muito difícil capturar o animal. "Precisamos de muita técnica e a única chance que tivemos foi  entrar na garagem e fechar o portão, e, com o uso de objetos de captura, conseguimos conter o animal, que estava muito arisco."


O animal é  um macho de aproximadamente 50cm e pesa entre 15 e 20kg. Depois de capturada, a jaguatirica passou por avaliação de um veterinário e foi encaminhada à Polícia de Meio Ambiente para ser solto em seu habitat natural.

audima