Jornal Estado de Minas

ESTRADAS

Veja quais rodovias devem ser privatizadas em Minas

Pelo menos nove rodovias que passam pelo Triângulo Mineiro devem ser privatizadas pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de Minas, apresentado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).




 
O lote um inclui rodovias como a BR-452 e MG-427. O governo alega que entregar as administrações das estradas à iniciativa privada geram economia e permitem a melhoria dos trechos de circulação.
 
O lote 1, que começa pelo Triângulo, terá um total de 629km que serão entregues para a administração de empresas privadas, que devem investir aproximadamente R$2,7 bilhões em recapeamento, sinalização e possíveis duplicações e construções onde houver necessidade. Só no Triângulo, o governo espera economizar R$21 milhões gastos anualmente com acidentes de trânsito na região.
 
O secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, afirma que a proposta prevê um pedágio que custe R$0,13 por quilômetro, mas com descontos a usuários que circulam todos os dias pelas estradas. 




 
Locais de instalação das praças só serão definidos após a licitação, que tem previsão para acontecer em novembro. 
 
Uma consulta pública será feita entre os dias 10 e 15 de junho para ouvir a população sobre o projeto.

Rodovias que devem ser privatizadas

Os trechos que serão concessionados ainda não foram informados pela Seinfra, mas incluem as seguintes rodovias:

Em todo o Estado

A ideia do governo de Minas é que, ao todo, sejam privatizados mais de 3 mil quilômetros de estradas que passam por 120 municípios. 
 
Apenas nas rodovias sob responsabilidade do Governo de Minas, gasta-se, anualmente, cerca de R$366 milhões com acidentes fatais no trânsito, R$698 milhões com feridos e ainda R$67 milhões com vítimas sem ferimentos.

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