(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONSCIENTIZAÇÃO

TransCon faz ação educativa no trânsito em Contagem nesta quinta (13/5)

Movimento é realizado na Avenida Babita Camargos e tem como iniciativa conscientizar as pessoas a ter responsabilidade e respeito no trânsito


13/05/2021 09:59 - atualizado 13/05/2021 11:14

Parte do material de divulgação do movimento 'Maio Amarelo 2021'(foto: TransCon/Reprodução)
Parte do material de divulgação do movimento 'Maio Amarelo 2021' (foto: TransCon/Reprodução)
A TransCon (Trânsito e Transportes de Contagem) realiza nesta quinta-feira (13/5) uma ação educativa do movimento 'Maio Amarelo 2021', que tem como objetivo a conscientização das pessoas para a redução de acidentes de trânsito. O evento acontece das 9h às 11h, na Avenida Babita Camargos, que fica localizada entre a Praça do Trabalhador e a Praça da Cemig em Contagem.

Segundo a TransCon, a ação é no sentido Bairro Água Branca, e os agentes orientam os motoristas sobre atitudes que ajudam a reduzir o número de acidentes de trânsito, como o uso de cinto de segurança, respeito às faixas de pedestre e local correto de estacionamento.

Durante todo o mês de maio, a TransCon irá realizar ações que mobilizam e educam a população no trânsito, e estas ações serão realizadas também dentro da Transcon, conscientizando os servidores.

As atividades acontecem nas redes sociais da TransCon e também em diversos pontos da cidade. Estão previstos a exibição online de vídeos, um webinar sobre a segurança no trânsito e a instalação de faixas educativas em todas as regionais. Os servidores da TransCon receberão bottons com frases que estimulam o respeito e a responsabilidade no trânsito e uma cartilha informativa sobre o movimento.

O que é Maio Amarelo? 

A iniciativa, criada em 2014, tem como tema 'Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito', e é um movimento que propõe uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil para conscientização da população sobre a segurança no trânsito.

O relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em dezembro de 2018, mostra que cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem por ano no trânsito. Naquele ano, tornou-se a oitava causa de óbitos no mundo, sendo o principal motivo das mortes de pessoas com idade entre 5 e 29 anos. 

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Assim, o mês de maio foi escolhido para que o mundo todo possa fazer o balanço de suas ações para reduzir o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito. 

A cor amarela foi escolhida para representar o movimento, já que no trânsito representa um sinal de atenção e serve de alerta para algo importante. 

*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)