(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Montes Claros não tem registro de mortes por coronavírus em 24 horas

Segundo Secretaria Municipal de Saúde, cidade tem menor média móvel de óbitos desde agravamento da pandemia


12/05/2021 12:09 - atualizado 12/05/2021 12:36

Ocupação de leitos de UTI foi reduzido para 63% em Montes Claros(foto: Hudson Brazil/divulgação)
Ocupação de leitos de UTI foi reduzido para 63% em Montes Claros (foto: Hudson Brazil/divulgação)
Montes Claros, no Norte de Minas, não teve registro de nenhuma morte provocada pela COVID-19 nessa terça-feira (11/5), de acordo com o boletim do setor de epidemiologia da prefeitura da cidade, após sucessivos dias de ocorrência de óbitos decorrentes da doença.

A secretária de Saúde do município, Dulce Pimenta, afirma que não se pode considerar os dados de apenas um dia para medir o comportamento da pandemia na cidade, mas sim analisar a média móvel de óbitos. Porém, ela destacou que a média móvel de mortes causadas pela COVID em Montes Claros, nesta terça-feira, foi a menor taxa registrada nos últimos três meses, desde que o cenário da pandemia se agravou no município, em fevereiro.

Outra informação divulgada por Dulce Pimenta é que estudo e monitoramento da pandemia na cidade, encomendados pela prefeitura no Departamento de Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), aponta que, mantendo a tendência de queda, em 31 de maio, Montes Claros deve atingir a média móvel de zero de óbitos causados pela COVID-19.

Até agora, de acordo com o balanço da Secretaria Municipal de Saúde, foram registradas em Montes Claros 790 mortes causadas pelo coronavírus e 33.040 casos de pessoas infectadas pela doença. Na terça-feira, foram confirmadas 130 novas infecções.

O dia mais letal desde o inicio da pandemia no município (413,48 mil habitantes) foi em 25 de março, quando foram registradas 22 mortes decorrentes de complicações da COVID-19 em 24 horas.

No começo de março, diante da superlotação dos hospitais, a prefeitura endureceu as medidas contra o coronavírus. Entre outras medidas, a cidade decretou o toque de recolher e chegou a suspender a venda de bebidas alcoólicas, a fim de evitar as festas clandestinas e impedir a aglomerações.

Atualmente, a ocupação de leitos clínicos do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade está em 85% enquanto a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) é de 63%.

A secretária informou que a média móvel de mortes provocadas pela COVID-19, na cidade-polo do Norte de Minas, está em queda desde 6 de abril. Já a média móvel de casos da doença está em declínio no município desde março.

Por outro lado, a municipalidade não divulgou se em virtude da queda das médias moveis de óbitos e casos de coronavirus será publicado algum decreto nos próximos dias, flexibilizando a circulação da população e atividade econômicas.

Entre outras restrições, clubes esportivos e de lazer continuam fechados, assim como os parques da cidade. Os bares e restaurantes podem atender somente quatro pessoas sentadas em cada mesa, devendo encerrar as atividades às 22h.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)