(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Após filas, PBH amplia locais de vacinação contra COVID-19; veja lista

Número de postos disponíveis para imunização de pessoas com comorbidades saltou de 18 para 36; confira detalhes


10/05/2021 04:00 - atualizado 10/05/2021 09:51

Aplicação de imunizantes na capital mineira terá mais postos disponíveis hoje para grupos considerados prioritários(foto: LEANDRO COURI/EM/D.A PRESS)
Aplicação de imunizantes na capital mineira terá mais postos disponíveis hoje para grupos considerados prioritários (foto: LEANDRO COURI/EM/D.A PRESS)
Em nota divulgada na tarde deste domingo (9/5), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou ter ampliado, a partir desta segunda (10/5), os locais de imunização contra a COVID-19 para pessoas com comorbidades de 56 e 55 anos completos até 31 de maio. Veja aqui a lista dos 36 pontos de atendimento

Segundo as autoridades municipais, a aplicação vai ocorrer em quatro centros de saúde por regional, para dar segurança à população e evitar aglomerações. No sábado, o esquema limitado a dois pontos para aplicação por regional provocou longas filas e aglomerações.

Com relação à vacinação com a Coronavac, a Secretaria Municipal de Saúde voltou a responsabilizar o governo federal pelo atraso na segunda dose para os idosos. Os técnicos, por meio da nota, afirmaram que não foram guardadas as cotas para os públicos de 67, 66, 65 e 64 anos em razão de orientação do Plano Nacional de Imunização.

Assim, “tão logo as vacinas sejam entregues, haverá continuidade da aplicação de segundas doses do imunizante”. A PBH reafirmou a disponibilidade de pessoal e de todos os outros insumos necessários para a imediata ampliação do público-alvo.

Os idosos de 60 anos seguem recebendo a primeira dose da AstraZeneca. Já o público de 89 ou mais está sendo vacinado com a segunda dose, também da AstraZeneca.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai definir hoje a distribuição das 100,2 mil doses de Coronavac que chegaram sábado ao Aeroporto de Confins. A expectativa é que o imunizante seja enviado ainda hoje para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs).

Segundo informações da SES, as mais de 100 mil unidades (para o reforço ou segunda dose) complementam a 18ª remessa da vacina contra a COVID-19. A primeira parte chegou na quinta-feira, com 396,5 mil doses da vacina AstraZeneca.

Novo lote de Coronavac para Minas

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, garante que esse lote ajudará a completar a imunização dos primeiros grupos.

“As doses que chegaram no sábado e as que estão previstas para a próxima semana serão suficientes para os municípios retomarem a vacinação das pessoas que só tomaram a primeira dose da Coronavac e assim alcancem a imunidade. É importante que aqueles que só receberam a primeira dose, mesmo já ultrapassados os 28 dias de intervalo recomendado, se encaminhem ao posto de saúde para receber a segunda dose da vacina. A imunidade só é alcançada com a aplicação das duas doses da Coronavac”, afirmou Baccheretti.

Os imunizantes da Coronavac foram levados para a Rede de Frio estadual, em Belo Horizonte, de onde serão distribuídos para as 28 Unidades Regionais de Saúde. Com esta remessa, Minas totaliza o recebimento de 8.030.340 doses de vacina contra a COVID-19.

 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)