Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Comércio de Betim amplia o funcionamento por mais duas horas

Novo decreto da Prefeitura de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), publicado em edição especial na noite desta quarta-feira (5/5), permitirá que o comércio não essencial amplie o horário de funcionamento por mais duas horas e volte a vender bebida alcoólica. Essa flexibilização passa a valer a partir de quinta-feira (6/5).




 
De acordo com o decreto, estabelecimentos que atuam no comércio de vestuário em geral, além de salões de beleza e barbearia; tabacaria e similares; livrarias e papelarias; imobiliárias, publicidade e similares; atividades de recreação e lazer, por exemplo, poderão funcionar das 9h30 às 17h30.

Até esta quarta-feira (5/5), essas atividades estavam liberadas apenas das 10h às 16h.

Já os shoppings, galerias e unidades de feira-shopping podem ficar abertos das 11h às 20h.
 
Outra flexibilização diz respeito à venda de bebidas alcoólicas. Segundo o decreto, a partir de agora a comercialização desses produtos por supermercados e lojas congêneres está liberada, desde que para consumo exclusivo nas residências.




 
Cinemas, teatros, museus, parques de diversões, casas de shows e similares seguem com funcionamento proibido.
 

Fim de semana terá mais mudanças 

 
As novas regras permitem, a partir de sábado (8/5), uma hora a mais de funcionamento para bares, restaurantes lanchonetes e afins, desde que respeitados todos os protocolos de biossegurança vigentes.

A mudança incide sobre o horário de abertura, às 10h em vez de 11h. O encerramento continua sendo às 20h.
 
Instituições de ensino superior, bem como de nível técnico e tecnólogo, cursos livres, atividades esportivas e clubes sociais podem, também a partir de sábado, funcionar das 9h às 21h.
 
O decreto exige que todos os estabelecimentos liberados devem, obrigatoriamente, cumprir as normas sanitárias vigentes de prevenção à COVID-19.

As principais delas estabelecem uso de máscara por todos, sem exceção; capacidade máxima de um cliente por funcionário para cada três metros úteis do estabelecimento.



Distanciamento mínimo de 1,5m entre pessoas; organização de eventuais filas com distanciamento, incluindo na parte externa do estabelecimento.

Ventilação adequada do local, com espaços abertos para circulação do ar; preparações com álcool 70% ou solução sanitária eficiente disponíveis para uso de funcionários e clientes e a higienização de superfícies de contato compartilhado, além do uso de termômetro digital remoto na entrada do local.
 
Segundo a Prefeitura de Betim, a fiscalização permanecerá e os estabelecimentos que descumprirem quaisquer protocolos serão penalizados com multas, além de suspensão ou cassação do alvará de funcionamento.
 

audima