Jornal Estado de Minas

COVID-19

Hospital oferece orientação oftalmológica gratuita por aplicativo em Minas

No momento em que a pandemia no coronavírus segue com índices preocupantes, a diminuição da circulação de pessoas é uma das principais estratégias para tentar conter o avanço do vírus. Para auxiliar nesta questão, o Hospital Evangélico está oferecendo orientações a consultas oftalmológicas gratuitamente pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.




 
Segundo os oftalmologistas Mauro Gobira e João Neves de Medeiros, da unidade do Hospital Evangélico em Belo Horizonte, o programa foi criado com o intuito de auxiliar as pessoas sobre os serviços oftalmológicos.

Através do aplicativo, eles podem ajudar uma pessoa a definir, por exemplo, se pode realizar os cuidados em casa ou se precisa mesmo de algum atendimento presencial de urgência.
 
“Esta iniciativa é necessária para evitar que as pessoas tenham que se deslocar de casa, caso não haja necessidade, e diminuir a possibilidade de transmissão e contágio do COVID-19 ”, afrma Mauro Gobira.
 
O oftalmologista explica que o procedimento é muito simples: "a pessoa envia mensagem no número de WhatsApp (31) 995961422, o atendente virtual colhe os dados pessoais e a queixa do paciente; depois a conversa é desenvolvida neste mesmo número diretamente com o médico, que dará todas as orientações necessárias”.




 
Mauro Gobira acrescenta que o atendimento online é feito de acordo com a necessidade de cada paciente. "Se a pessoa preferir, pode realizar uma ligação direto no número que ela receberá as orientações, ou pode ser feito também por vídeo chamada e ligação pelo aplicativo do WhatsApp”, acrescenta. 
 
O horário para orientações é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sendo que o atendimento é aberto para todas as pessoas, e podem ocorrer em qualquer unidade do Hospital Evangélico.
 
De acordo com os oftalmologistas, este tipo de orientação têm tido uma grande procura e a pesquisa de satisfação mostra que as pessoas estão avaliando muito bem as orientações recebidas. 

 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira

audima