Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

BH garante aplicação da segunda dose da vacina a quem já recebeu a primeira

Belo Horizonte não deve sofrer com as mudanças no Plano de Vacinação Nacional. Isso porque a prefeitura vai garantir a segunda dose de faixas etárias que já estejam programadas para os próximos dias para garantir a imunização e concluir o esquema vacinal da população da capital.



A orientação do governo federal foi de que não seria mais preciso reservar metade dos lotes da CoronaVac para garantir a segunda dose.

Nesta segunda-feira (26/4), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu que existem novos atrasos na entrega de novos lotes pelo Instituto Butantan, prejudicando assim, todas as cidades que seguiram as recomendações.

Leia: Ministro da Saúde admite dificuldade em garantir segunda dose da CoronaVac

No último dia 13, a Saúde disse que mais de 1,5 milhão de pessoas não retornaram para receber o complemento da vacinação dentro do prazo. "Agora, em fase de retardo do insumo, há dificuldade com essa segunda dose", disse o ministro.



Segundo Queiroga, a nova entrega da CoronaVac só deve ocorrer em 10 dias.

De acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgado no último dia 16, cerca de 1.426 municípios não reservaram a segunda dose da vacina. A entidade recebeu cerca de 3 mil respostas sobre o tema.

Esquema vacinal


Questionada pelo Estado de Minas, a Secretaria de Saúde de BH confirmou que decidiu guardar as doses da CoronaVac. Já as 40 mil doses de AstraZeneca que foram retiradas nesta segunda-feira serão utilizadas para a segunda dose da população de 89 anos.

“Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, até a sexta remessa de vacinas, a prefeitura reservou a segunda dose para os públicos contemplados. A partir da sétima remessa, houve a garantia do envio de nova remessa, em tempo hábil, para aplicação da segunda dose, pelo Ministério da Saúde. Seguindo os prazos nos cartões, a prefeitura direciona as vacinas para aplicação da segunda dose de faixas etárias que já estejam programadas para os próximos dias, para garantir a imunização e concluir o esquema vacinal da população da capital”, explicou a Secretaria de Saúde.



A prefeitura adicionou, em nota, que "é imprescindível que novas remessas de vacinas sejam entregues para a ampliação dos grupos definidos para a imunização".

"A Prefeitura reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo de vacinação", complementou.
 
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD),  foi vacinado no último sábado com o imunizante da AstraZeneca, de origem inglesa.

audima