Jornal Estado de Minas

RESGATE

Cinco gatinhos são resgatados de telhado nesta sexta-feira, em BH

Cinco filhotes de gato foram resgatados de um telhado de 6 metros de altura, na manhã desta sexta-feira (23/4), no Bairro Araguaia, na Região Oeste de Belo Horizonte.
 
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado, no início da manhã, por um rapaz que disse ter filhotes de gato no telhado de uma galeria de lojas na Rua Caio Viana Martins.




 
De acordo com o cabo Lucas, que atendeu a chamada, os animais estão saudáveis e devem ter, no máximo, de 10 a 15 dias de vida.
 
Segundo o servidor público Joe Costa, de 38 anos, há quatro dias chovia e ele foi estender uma lona sobre o telhado, quando puxou a lona e uma gata saiu do telhado. "A chuva continuou e os miados do animal se estenderam. Fui conferir e percebi que a gata estava embolada na lona, protegendo seus filhotes, que tinham acabado de nascer", conta.
 
Joe diz que a gata circula pela região há um tempo, mas ninguém nunca manifestou ser dono dela. Após resgatar os filhotes, o servidor colocou os felinos em um balde no terraço, para protegê-los da chuva, mas a gata se assustou e foi embora. A expectativa era de que a gata voltasse de madrugada e resgatasse  seus filhotes, o que foi feito, mas ela os colocou na parte debaixo do telhado da casa de Joe.
 
Em uma manhã, ele percebeu que apenas um filhote miava sem parar. Ao conferir o que tinha ocorrido, ele viu que este filhote estava separado dos demais. Joe tentou reintegrá-lo ao convívio com os outros novamente, mas a gata sempre o separava dos demais. Conversando com um veterinário, Joe descobriu que ''isto ocorre quando o filhote já está bem fraco, então a mãe tende a priorizar a amamentação dos demais como instinto de sobrevivência''.
 
Na manhã dessa quinta (22/4), Joe viu que este filhote estava no telhado vizinho, então chamou os bombeiros para realizar o resgate de todos os filhotes. Segundo ele, o telhado está quebrado, o que dificulta acesso.
 
De acordo com Joe, os filhotes estão sendo cuidados por ele, que tem a intenção de entregá-los para adoção.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 




audima