Jornal Estado de Minas

ACIDENTE

Avião de médio porte sai da pista no Aeroporto da Pampulha

Um acidente com um avião de pequeno porte no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, mobiliza o Corpo de Bombeiros na tarde desta terça-feira (20/04). A princípio, segundo os bombeiros, o trem de pouso da aeronave não abriu.



De acordo com os Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 14h. A reportagem do Estado de Minas apurou que, pouco antes do acidente, o avião fazia procedimentos de arremetida na pista do Aeroporto da Pampulha – que é quando o piloto suspende o pouso e retoma potência para uma nova decolagem.

Por volta das 16h, os bombeiros confirmaram que uma pessoa morreu vítima do acidente. A reportagem do EM apurou que se trata do piloto da aeronave. Segundo o Corpo de Bombeiros, havia três pessoas no avião. Uma delas sofreu escoriações.

O co-piloto foi retirado em estado grave e foi levado para o Hospital João XXIII pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros. 



Acidente assusta moradores


O acidente assustou moradores da região. "No ano passado teve um outro que caiu. Temos que ficar bastante alerta agora", disse Reginaldo de Souza, de 46 anos, funcionário publico e morador do Bairro São Bernardo.



A aposentada Edna Antônia Coutinho, de 67, também relatou apreensão. "Moro aqui na região a vida toda, mas agora estou com medo desses 'teco-teco' por aqui. Semana retrasada, estávamos em casa e um decolou e, pouco depois, o meu filho avisou: 'desligou o motor". Por sorte ele, ele conseguiu voltar e pousar", afirmou. 

A reportagem do EM apurou que o aeroporto ficou fechado por cerca de 30 minutos. Neste momento, já opera normalmente. 

O modelo do avião


(foto: Corpo de Bombeiros/ divulgação)


O avião envolvido no acidente possui matrícula PR-MLA. Trata-se de um modelo 35A, fabricado pela Learjet. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave, que pertence a uma empresa de construção, está regular.

A validade do Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) do avião é de 30 de março de 2022.

Como de praxe, uma investigação deve ser aberta pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão ligado à Aeronáutica, para apurar as causas do acidente.

audima