Jornal Estado de Minas

SUL DE MINAS

Polo Astronômico de Bueno Brandão deve ser inaugurado em 2023


 
Amantes da astronomia em breve poderão contar com um Polo Astronômico no Pico da Serrinha, em Bueno Brandão, no Sul de Minas. A primeira etapa do projeto foi concluída no início de abril, com a construção da lanchonete, casa do caseiro e prédio com telhado móvel para observação de corpos celestes, como estrelas e planetas.




 
Segundo o prefeito de Bueno Brandão, Silvio Felix (PSD), essa primeira fase do projeto contou com recursos do Ministério do Turismo, no valor R$ 488.008,83. Agora, a prefeitura aguarda a liberação de mais recursos para construção do planetário e finalização do observatório.
 
"Já o planetário, prédio onde teremos equipamentos maiores de observação, será construído nessa segunda etapa. Nós temos um grande parceiro/amigo, deputado federal Bilac Pinto, buscando recursos junto ao Ministério do Turismo para que nós possamos conseguir R$ 1 milhão – que é o valor para construir o prédio maior do planetário. A expectativa é que a conclusão da obra seja no final de 2022 e inauguração em 2023", afirma o prefeito.
 
Silvio Felix explica que, após a conclusão das obras, o observatório será objeto de uma parceira público-privada (PPP). A ideia é que uma empresa parceira entre com todo o equipamento necessário para observação e administre o local para recepção do público.




Observatório será aberto a visitação

Para astrônomos da Universidade de São Paulo (USP), o “céu” do Pico da Serrinha é um dos melhores da América do Sul para observação. E a boa notícia é que, segundo o prefeito, o Polo Astronômico de Bueno Brandão será um dos primeiros de Minas Gerais aberto a visitação e observação pública e turística.
 
“Sem dúvida que o Polo Astronômico será mais um grande atrativo turístico de Bueno Brandão, visto que nós já temos as cachoeiras, os mirantes, os picos, a gastronomia e os eventos – que são grandes atrativos. E o Polo Astronômico, com certeza, vai somar para que Bueno Brandão possa atrair estudiosos e curiosos no que se refere à astronomia”, ressalta Silvio Felix.
(Gabriella Starneck/Especial para o EM) 

 

audima