Jornal Estado de Minas

PERDA

COVID: defeito em refrigerador causa perda de 120 doses da vacina em Betim

Quando funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro do Sul, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), chegaram para trabalhar na segunda-feira (05/04) se depararam com um acidente na câmara fria da unidade. O defeito não permitia que a temperatura correta fosse mantida, o que ocasionou a perda de 120 doses da vacina contra a COVID-19.





Um técnico de manutenção da secretaria foi até a UBS para verificar o equipamento, que é novo e está na garantia. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Betim, a assistência técnica do fabricante foi acionada para manutenção do aparelho ou, se necessário, sua substituição.

Estavam armazenados na unidade 12 frascos de vacinas contra a COVID-19, destinados a aplicação das duas doses, além de outras vacinas do calendário nacional de vacinação. Técnicos da Central de Vacinas de Betim recolherão, nesta tarde, todos os frascos dos imunizantes e emitirão um relatório sobre as perdas. Uma câmara fria de reserva, que estava na unidade, será reativada e as vacinas serão substituídas.

Segundo a Central de Vacinas do município, 60 doses para a aplicação da dose 2 do imunizante contra a COVID-19 foram substituídas. Já para a dose 1, os usuários precisarão aguardar o remanejamento da sobra de doses de outras unidades ou a chegada de um novo lote, já que o município não possui vacinas em estoque para a dose 1.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a equipe da UBS Cruzeiro do Sul está fazendo um cadastro dos usuários que comparecerem à unidade para tomar alguma vacina e, a medida que as doses forem sendo repostas, será agendado o dia e horário para eles receberem a imunização.

Na última semana, Betim imunizou a faixa etária de idosos de 68 a 72 anos. Em cinco UBSs, a vacinação ocorreu até o último sábado (03/04). Nesta fase estava prevista vacinação de cerca de 10.900 pessoas.




audima