(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Com recorde de mortos em 24h, abril começa como pior mês da pandemia em MG

Com 486 mortes nas últimas 24h, abril começa com pior média de vítimas diárias: 441, 122% maior que a média de março, de 198, até então o pior mês


02/04/2021 12:03 - atualizado 02/04/2021 15:33

Mesmo sob a vigência da onda roxa, que já dura 15 dias, com o isolamento mais restritivo em 13 das 14 regiões de saúde, Minas Gerais acaba de registrar o dia com mais óbitos desde o início da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Foram 486 mortes de quinta-feira (01/04) para sexta-feira (02/04).

O dia 27 de março era até então o que tinha concentrado mais mortes desde o início da pandemia, com 479 vítimas, A segunda maior alta ocorreu na quarta-feira (31/03), quando foram contabilizados 417 pessoas que perderam suas vidas para a COVID-19.

Com essa marca, abril desponta como um mês que pode ser ainda pior que março, pois a média de vítimas dos dois primeiros dias do mês já chega a 441, 122% maior que a média do mês anterior, de 198, até então a pior da epidemia.

As informações foram divulgadas pelo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Segundo esse balanço, o número total de infectados chega a 1.147.578 em MG, somando 11.722 novos casos em um dia. Outras 9.015 pessoas se curaram de quinta para sexta-feira.

A pressão sobre o sistema de saúde continua alta e várias regiões sofrem com colapso de leitos de atendimento hospitalar. Em 24 horas, mais 2.221 doentes passaram a ser acompanhados em isolamento ou internação. Quase o dobro dos 1.150 acompanhados de quarta-feira (31/03) para quinta-feira.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)