Jornal Estado de Minas

COVID 19

Vereador com COVID-19 é detido ao tentar impedir corte de água em Januária


Um vereador foi detido no distrito de Riacho da Cruz, município de Januária (Norte de Minas) depois de interferir para tentar impedir o corte no fornecimento de água por funcionários da Copasa, devido à falta de pagamento. Segundo a Polícia Militar, além dos “crimes de desobediência e desacato”, a prisão do vereador foi motivada pelo fato de ele ter declarado estar com COVID-19 e assim “infringir a determinação do poder público (medida sanitária), destinada a impedir a propagação de doença contagiosa”.




 

O fato aconteceu nessa terça-feira (23/3). O nome do vereador não foi divulgado, mas a reportagem apurou que se trata do vereador Ernandes Alves dos Santos, o Nandão (Podemos).

Nesta quarta-feira, o Estado de Minas tentou, mas não conseguiu contato com a defesa dele. A informação apurada é que ele já foi liberado.

 

De acordo com a informação do 30º Batalhão da Policia Militar de Januária, na terça-feira uma equipe da corporação se deslocou até o distrito de Riacho da Cruz, “em apoio a funcionários da Copasa e após solicitação destes. Segundo os funcionários, um usuário estaria inadimplente há vários meses e, todas as vezes que os agentes se deslocavam ao local para realizar o corte da água, o usuário os ameaçava”. 

 

“Os militares questionaram o encarregado da Copasa se a ação estaria em conformidade com a decisão do governador (Romeu Zema), proferida no dia 18 deste mês, a qual visa reduzir os prejuízos provocados pela Onda Roxa, suspendendo os cortes de água e luz para os consumidores de baixa renda”, relatou a PM.





 

Segundo a corporação, o funcionário da companhia de saneamento relatou que esse morador não foi cadastrado como “consumidor de baixa renda” (como prevê decreto estadual).

E que “houve várias tentativas de realizar a negociação, porém, ele recusou todas as formas de parcelamento do valor devido”.   

 

De acordo com o 30º BPM de Januária, enquanto a questão era discutida, “compareceu ao local um senhor que se identificou como vereador de Januária e, em alto tom, afirmava que não aceitaria que fosse realizado o corte da água e inclusive repetia por diversas vezes que teriam que tirá-lo preso daquele local para que os servidores da Copasa pudessem realizar o serviço”.

Em dado momento, informou a PM, “o referido vereador afirmou para todos que ali estavam e solicitou que fosse gravado por outra pessoa que o acompanhava: “estou com COVID e nem poderia estar aqui”.   

 

O vereador ainda teria invadido a área demarcada para o serviço de corte do fornecimento de água e na sequência, desobecido a ordem dos militares para deixar o local.

Os militares deram voz de prisão ao vereador pelos crimes de desobediência, desacato e por infringir a determinação do poder público, destinada a impedir a propagação de doença contagiosa "indo até o cenário da intervenção, enquanto deveria estar isolado, uma vez que ele próprio alegou estar com COVID-19”, informou a PM.

 

Ainda conforme a PM, o vereador foi levado a hospital do município para “verificar suas condições de saúde” e, em seguida, conduzido à Delegacia de Plantão de Januária. 

 

“O serviço da Copasa (o corte de água do consumidor inadimplente) foi executado sem nenhuma outra intercorrência”, informou a Polícia Militar.

 





audima