Jornal Estado de Minas

CARTA DE INTENÇÃO

COVID-19: Uberaba negocia compra de 400 mil doses da vacina Sputnik V

 
A Prefeitura de Uberaba enviou ao Consulado da Rússia uma carta de intenção para a compra de 400 mil doses da vacina Sputinik V, que já foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada no Brasil. Com índice de 91,6% de eficácia contra a COVID-19, ela é desenvolvida pelo Gamaleja Instituto de Epidemiologia e Microbiologia, laboratório biológico russo em Moscou.




 
 
 
O projeto de lei da Prefeitura, ratificando o protocolo de intenções firmado pelo município, foi aprovado pela Câmara de Uberaba, por unanimidade, nesta terça-feira (16/3).
 
“Estamos trabalhando duramente, em várias frentes, para que o governo municipal consiga imunizar a população o quanto antes e, assim, a gente consiga retomar a vida normal", ressaltou a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.
 
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Uberaba, o município também aderiu a um consórcio público liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para compra de vacinas, nas hipóteses permitidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).




 
Além disso, nesta terça-feira (16/03), por meio de videoconferência, a prefeita Elisa se reuniu com cerca de 30 prefeitos e secretários municipais de Saúde de cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e com o representante da TMT Globalpharm, empresa búlgara que atua como distribuidora internacional das vacinas Sputnik, Astrazeneca, Sinovac e Berna.

Após a reunião ficou decidido a possibilidade da formatação de um consórcio regional para ser possível a compra de novas doses de vacinas contra a COVID-19.
 
A lei diz que estados e municípios só podem adquirir as vacinas, individualmente ou por meio de consórcio, em duas situações: descumprimento do Plano Nacional de Imunização pelo governo federal ou insuficiência de doses para imunização da população brasileira.
 
Segundo informações do Gamaleja Instituto de Epidemiologia e Microbiologia, o uso da vacina Sputnik V já foi autorizado em 51 países, que reúnem uma população somada de cerca de 1,3 bilhão de pessoas. 

audima