Jornal Estado de Minas

COVID-19

Prefeitura de Contagem vai comprar 1,3 milhão de doses da vacina Sputnik V


A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), afirmou que pretende comprar 1,3 milhão de doses da vacina Sputnik V, contra a COVID-19. O imunizante é o mesmo que as prefeituras de Belo Horizonte e de Betim, na Região Metropolitana, negociam para comprar.



Ela usou sua conta no Twitter neste sábado (13/3) para anunciar a intenção da compra. "Encaminhei para o Consulado da Rússia o protocolo de intenção de compra de 1 milhão 300 mil doses da vacina Sputinik V! A meta é imunizar toda a população de Contagem contra a COVID-19", escreveu. 



Marília Campos destacou ainda que "desde o primeiro dia do meu mandato, tenho a intenção de comprar vacinas contra a covid. A autorização para municípios comprarem essas vacinas foi dada somente em fevereiro pelo STF e na quarta feira (10/3) foi sancionada pelo governo federal uma lei que permite essa aquisição."

O Ministério da Saúde assinou na sexta-feira (12) um contrato para receber 10 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya da Rússia e importada pelo laboratório União Química. O imunizante tem 91,6% de eficácia contra casos sintomáticos da COVID-19.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) já anunciou que vai assinar na próxima segunda-feira (15/3) o primeiro acordo com o Fundo Russo de Investimento Direto, responsável pela vacina Sputnik V. A declaração foi dada na sexta-feira (12/3) em entrevista coletiva. O chefe do Executivo municipal revelou que a compra sera de 4 milhões de doses do imunizante para Belo Horizonte.




audima