Jornal Estado de Minas

LESTE DE MINAS

COVID-19: SMS desmente circulação de nova variante em Governador Valadares

Uma notícia que circulou nas redes sociais em Governador Valadares, relacionada a uma nova variante do novo coronavírus, causou desconforto e aprensão às pessoas. A notícia foi divulgada no fim da noite de terça-feira (02/3) e logo ganhou proporções alarmantes.





O texto atribuía a informação à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que teria sido comunicada sobre a confirmação laboratorial de novas variantes do SARS-CoV-2 em Minas Gerais. 

E que a Fiocruz havia detectado três genomas da linhagem B.1.1.143, nos municípios de Caratinga, Muriaé e São Lourenço; e B.1.1.28, em Coronel Fabriciano, Ouro Branco e Varginha. E um genoma da linhagem B.1.1.33 em Governador Valadares.

A secretária municipal de Saúde de Governador Valadares, Caroline Sangali, gravou um vídeo na manhã desta quarta-feira (03/3) e postou nas redes sociais da prefeitura desmentindo a informação sobre a nova variante do coronavírus.

"Sobre as informações que estão circulando nas redes sociais, relacionadas à nova variante do vírus coronavírus aqui no nosso município, até o presente momento, temos apenas um único vírus a circular, que é o mesmo que circula no Brasil desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020", afirmou a secretária em sua mensagem por vídeo. 

Ela mostrou um e-mail impresso da Secretaria de Estado de Saúde. "Nós recebemos, inclusive, um e-mail da Secretaria Estadual de Saúde, cuja mensagem informa que em Valadares foi encontrada apenas uma variante, a mesma que circula pelo Brasil.

"Não temos informações de outras variantes circulando em Governador Valadares até o presente momento. É importante que a população continue tomando os cuidados contra a pandemia, pois ela ainda não acabou", disse.
 
 




audima