Jornal Estado de Minas

LESTE DE MINAS

COVID-19: Valadares promove vacinação de idosos em ritmo de carnaval

A vacinação contra a COVID-19 para idosos com mais de 90 anos de idade, em Governador Valadares, teve o seu segundo dia de realização nesta sexta-feira (12/2), mas pelo sistema drive-thru. Os carros que levaram os idosos para o campus I e campus II da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), chegaram por volta das 9h.





Na chegada, a recepção foi carnavalesca. Os vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde e estudantes da Univale usaram adereços de carnaval no cabelo. Além das máscaras faciais, máscaras carnavalescas foram colocadas junto às caixas térmicas com as vacinas. Até a secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, entrou na festa usando uma coroa de princesa.

O primeiro a receber a vacina foi José Martins Pedra, de 95 anos. Sua filha, Cláudia Viana, destacou que o momento foi muito aguardado. “É uma felicidade enorme para todos nós, ele estava muito ansioso e hoje finalmente foi vacinado”, disse.

Geraldo da Silva Andrade, de 91 anos, foi ao local de vacinação dirigindo seu carro.“Estou muito feliz. Hoje é só agradecer a Deus e a todos os profissionais da saúde que estão cuidando da gente”, disse, emocionado.





O drive-thru também teve a presença de algumas pessoas centenárias, como Maria Alves, de 101 anos. Ela estava ansiosa para ser imunizada e revelou querer o quanto antes retomar algumas atividades que tinha antes da pandemia. “A vacina é a nossa proteção para podermos fazer nossas coisinhas. Estou feliz demais por estar recebendo a vacina”, afirmou.

A prefeitura informou que a vacinação das pessoas a partir de 90 anos, assim como toda a imunização realizada em Valadares, segue as determinações do Ministério da Saúde e acontece de forma gradativa. 

Na quinta-feira (11/2), as pessoas deste mesmo grupo, mas que estão acamadas ou com dificuldades de locomoção, também começaram a ser imunizadas em casa. 

“Estamos muito felizes por estarmos aumentando cada dia mais o número de pessoas imunizadas na nossa cidade. À medida que o Estado for nos liberando mais doses, consequentemente mais grupos serão contemplados. Por isso, continuamos trabalhando firme para salvar vidas”, disse a  secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali.

audima