Jornal Estado de Minas

EM CASA

Ouro Preto abre exposição com eventos do carnaval online

Para iniciar os festejos do “Carnaval online beleza pura” em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, foi aberta, nesta quarta-feira (10/2), uma exposição contando a história da festa na cidade. 




 
De acordo com a curadora e historiadora, Kátia Nunes, a exposição “Nosso carnaval, nossa história” já foi apresentada em 2019 e agora ganha uma releitura. Ela é dividida em quatro blocos de linha do tempo, que começa com o carnaval na Idade Média, com os tradicionais cortejos de carros imitando navios, conhecidos como carrum navalis; depois passa pelo século XVIII, com os festejos de Momo
 
No século XIX, é apresentada a fundação da mais antiga sociedade carnavalesca do Brasil: o Zé Pereira do Clube dos Lacaios, e termina no século XX, com o surgimento das escolas de samba e dos vários blocos independentes, inclusive os formados por moradores de repúblicas estudantis, juntando-se aos já tradicionais blocos caricatos da cidade.
 
“É um material riquíssimo que Ouro Preto tem e que agora vai fazer parte do acervo técnico da prefeitura, ou seja, um patrimônio. Na exposição, destaco a fase do século XIX, quando começa a separação das duas formas de comemorar o festejo de Momo, um mais popular e o outro uma forma mais erudita."




Exposição itinerante 

Ainda segundo a curadora, a exposição dará destaque às mulheres que trabalham nas escolas de samba, como as costureiras, bordadeiras e as principais figuras femininas do carnaval. Além disso, após os festejos do carnaval, ela se tornará uma exposição itinerante.
 
“A exposição é histórica e tem cunho didático. Ela disponibiliza às pessoas um maior conhecimentos dos movimentos que levaram à evolução do carnaval de Ouro Preto. Vamos levar o conhecimento dessa riquíssima história às escolas daqui e de outros lugares, e também a outras comunidades”, conclui.
 
De acordo com a Prefeitura de Ouro Preto, a visitação presencial será com público limitado e respeitando todos os critérios sanitário, na Casa de Gonzaga, rua Cláudio Manoel, 61, Centro, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. Também será disponibilizado nas redes sociais da prefeitura de Ouro Preto um tour virtual pela exposição.




Mais carnaval

De acordo com o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Câmara, a programação do “Carnaval online beleza pura” tem como primeiro objetivo, salvaguardar as vidas dos ouro-pretanos, dos moradores e estudantes em tempos de COVID-19 e por isso, não se realizará o tão tradicional de Ouro Preto, mas a festa será garantida.
 
“Dentro da programação do carnaval haverá a valorização da mulher ouro-pretana, da sede e dos distritos, com a eleição da musa do carnaval. Também terá um minicircuito gastronômico nos principais restaurantes da cidade com pratos que vão homenagear grupos e blocos de carnaval e também haverá um concurso de samba enredo.”

Para o concurso da musa do carnaval, 11 mulheres integrantes das escolas de samba da cidade foram escolhidas e a eleição poderá ser vista nas redes sociais. Além disso, seis escolas de samba vão participar do concurso de samba enredo, com lives nas redes sociais.
 
A programação com horários e datas ainda não foram divulgados. 

audima