(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Médicos da rede privada estão excluídos de vacinação, alerta sindicato

O Sindicato dos Médicos solicitou inclusão da categoria à Secretaria de Estado da Saúde depois de queixas de profissionais que não foram imunizados


02/02/2021 10:00 - atualizado 02/02/2021 10:12

O médico Lucas Viegas foi o primeiro a ser vacinado na Unimed BH(foto: Alexandre Rezende/UNIMED/Divulgação)
O médico Lucas Viegas foi o primeiro a ser vacinado na Unimed BH (foto: Alexandre Rezende/UNIMED/Divulgação)
O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) enviou, nesta segunda-feira (1º/2), solicitação para a inclusão dos médicos da saúde suplementar, que atendem planos e operadoras de saúde e atuam na linha de frente dos atendimentos da COVID-19, no plano estadual de vacinação.
 
De acordo com o presidente da entidade, Fernando Luiz de Mendonça, estão sendo priorizados os médicos do setor público, o que é correto. No entanto, ele faz o alerta para não haver discriminação com os profissionais da rede privada.
 
"O plano de vacinação não discrrimina setor público e privado. Mas, na prática, várias cidades não pensam profissionais de saúde suplementar", diz. 
 
Na capital, médicos de hospitais da rede privada foram vacinados, mas, o presidente alerta que, em outros municípios, a imunização desses profissionais não ocorreu.
 
O presidente pontua que, em Belo Horizonte, foram vacinados profissionais da rede suplementar que atendem nos hospitais. Mas, alerta que, neste segundo momento, foram priorizados os médicos da atenção básica de saúde, das unidades básicas de saúde.
 
No entanto, ele lembra que os profissionais da rede prirvada, que atendem em consultórios, estão sendo esquecidos. "Os médicos dos setores públicos e privados são importantes. O médico do setor privado não pode ser discriminado", afirma. 
 
O documento foi encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde
e prefeitos de dezenas de municípios, incluindo Belo Horizonte. O Sinmed-MG informou que recebeu denúncias de médicos da saúde suplementar que, mesmo estando na linha de frente, ainda não foram vacinados.

O sindicato destaca que dos mais de 60 mil médicos que atuam no estado, uma grande parcela deles dedica-se ao atendimento na saúde suplementar seja nos centro de terapias intensiva (CTI) de hospitais, atenção primária ou até mesmo em consultórios. As queixas têm vindo principalmente de municípios do interior do Estado. 
 
Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que no estado, aproximadamente 30% da população é usuária de planos de saúde. Já em Belo Horizonte, o índice é de 48%.
 
O presidente alega que os gestores estão esquecendo os profissionais da rede suplementar. "É errado. Não pode discriminar. Pelo mesmo motivo que temos defendido o setor público.É preciso vacinar os médicos para garanir a continuidade da assistência", diz.
 
O presidente destaca que o setor privado ajuda a desafogarr o Sistema Único de Saúde (SUS). "Teríamos um caos se as pessoas que têm planos de saúde fossem procurar o SUS."
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp


Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
  

Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


 

 


 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)