Jornal Estado de Minas

CALOR

Prepare-se: calorão deve continuar castigando no domingo em BH

O calorzão deve piorar nesse domingo (31/01) na capital mineira. De acordo om o meteorologista Ruibran dos Reis, a temperatura máxima deste sábado foi 31,6ºC. Ele alerta que o calor pode aumentar amanhã e chegar a 32 ºC.



Não há previsão de chuva para os próximos dias para refrescar. "Sem previsões de preciptação pelo menos até o dia 5 de fevereiro", disse Ruibran. O recorde deste mês ocorreu logo no dia 1º, quando os termômetros marcaram 32,4ºC. 

Na quinta-feira (28/01), a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para a massa de ar seco e quente que mantém as temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar, em torno de 30% que perduraram até as 18h de domingo (31/1). 

Neste sábado, de acordo com o Ruibran, a umidade ficou em torno de 32%. Domingo, deve diminuir e atingir 30% – o que já é considerado estado de alerta. O o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%.



EMISSÃO DE ALERTAS VIA SMS


Moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de desastres naturais por SMS na plataforma 40199. O usuário de celular precisa se cadastrar para receber os alertas de baixa umidade do ar,  chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço “defesacivilbh”.




 Recomendações da Defesa Civil %u2800


audima