(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Sumiço de doses é investigado


30/01/2021 04:00 - atualizado 29/01/2021 22:23


Uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) localizada no bairro Caieiras, em São João del-Rei, na Região do Campo das Vertentes, relatou o sumiço de dois frascos da vacina contra a COVID-19. O caso foi registrado na segunda-feira e a Polícia Civil iniciou as investigações, mas não há câmeras de monitoramento no local. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira responsável percebeu o sumiço ao fazer o relatório de devolução das vacinas.
 
A profissional informou que a UPA recebeu 159 doses da CoronaVac na semana anterior, na quarta-feira (20/1), e finalizou as aplicações na segunda (25). O local não foi arrombado, segundo a Polícia Militar. Enfermeiros e técnicos de enfermagem tinham acesso ao freezer que estava sendo utilizado para armazenar o imunizante.
 
O secretário municipal de Saúde, José Marcos Ferreira de Andrade, afirma que a Polícia Civil já iniciou o processo de entrevistas para identificar os suspeitos: “Nós, da Secretaria de Saúde e da prefeitura, não compactuamos de forma alguma com esta situação. Não estamos poupando esforços para identificar a verdade. Caso sejam identificados os culpados, podem ter certeza de que as devidas providências serão tomadas”.
 
“Eu nem consigo nomear esse ato. Todo mundo vai ser vacinado, mas no devido momento. Tem a hora de todo mundo, mas precisamos saber aguardar”, finalizou. São João del-Rei recebeu 2.122 doses da vacina, que estão sendo direcionadas aos profissionais que trabalham na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

Triângulo Já no Triângulo Mineiro, quase 13 mil doses de novas remessas de vacinas contra a COVID-19 enviadas pelo estado chegaram na tarde de ontem no aeroporto de Uberaba. Os imunizantes da Coronavac e AstraZeneca vão atender a 27 munícipios que compõem a Superintendência Regional de Saúde (SRS), sendo que mais de 5 mil doses ficarão em Uberaba. A previsão do superintendente regional de Saúde, Maurício Ferreira – que acompanhou a chegada da vacina, junto com a PM – é que o carregamento das vacinas seria separado até o fim da tarde de ontem, na sede da regional, sendo que a parcela de cada município deverá estar disponível para retirada a partir de segunda-feira.
 
As novas vacinas chegaram 10 dias após a primeira remessa, quando na tarde de 19 de janeiro chegaram mais de 10 mil doses da vacina para a SRS, em Uberaba. Com relação às novas vacinas, deverão ser entregues para a Secretaria Municipal de Saúde 5.568 vacinas, sendo 2.148 da CoronaVac e 3.420 da AstraZeneca; 4.494 pessoas deverão ser contempladas nesta etapa em Uberaba.
 
A explicação, segundo Ferreira, é porque as doses da CoronaVac vão ser aplicadas em duas fases, com intervalo de três a quatro semanas. Já as doses da AstraZeneca serão aplicadas em dose única, pois a segunda dose pode ser feita em até três meses. Dessa forma, para esta outra etapa estão sendo aguardados novos lotes. A Secretaria de Saúde de Uberaba ainda não informou sobre a quantidade de doses que serão destinadas para cada um dos grupos prioritários (profissionais de saúde e idosos das ILPIs) em Uberaba.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)