Jornal Estado de Minas

VIOLÊNCIA

Mulher mata homem ao se defender de enforcamento em Contagem

Um homem de 20 anos foi morto pela companheira, de 21, depois de ele tentar estrangular a jovem no fim da manhã desta quinta-feira (14/01), no Bairro Riacho das Pedras, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.



  
De acordo com o tenente da Polícia Militar (PM) Flávio Moreira, a corporação foi acionada via 190.  "Chegamos lá e a mulher nos contou que o relacionamento já tinha um histórico de agressões. Mas nunca chamaram a polícia. Foi a primeira vez", disse. O casal morava junto há três anos.

Coronavírus: isolamento social amplia violência doméstica

A mulher contou que, na noite dessa quarta-feira, o companheiro usou drogas e, nesta manhã, acordou nervoso. "Começaram a brigar por questões domésticas, como quem iria olhar a criança. Mas a briga escalonou até uma agressão", contou.

A vítima relatou que o agressor chegou a dar uma cabeçada na mulher. "Ela ficou com um hematoma na testa. Depois disso, a jovem foi para o quarto. Em sequencia, o homem foi atrás dela, jogou-a na cama e tentou enforca-la", disse.

De acordo com ela, para se defender, puxou uma corrente do pescoço dele. "Ele já caiu no chão com sinais de sufocamento", contou à vítima ao policial. A mulher ficou com marcas visíveis no pescoço.



"Ela chegou a ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles passaram orientações pelo telefone, mas não deu certo. Os bombeiros foram até o local e confirmaram o óbito", disse.

 O tenente explicou que o boletim de ocorrência foi registrado como "homicídio consumado". "Mas o delegado avaliará se foi legítima defesa", explicou. Nesse caso, o flagrante é ratificado. "Se não, ela será autora e levada para o presídio".

Violência doméstica: demais canais de denúncia 

Ligue 190 - se ouvir gritos e sinais de briga
Ligue 180 - para denunciar violência doméstica
Ligue 100 - quando a violência for contra crianças

Atendimento à vítima de violência doméstica em Belo Horizonte

Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência
Endereço: Avenida Barbacena, 288Continua depois da publicidade

Telefone: (31) 3330-5752

Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulher
Telefone: (31) 3270-3235/3270-3296

Defensoria Especializada de Defesa da Mulher vítima de Violência
Telefone: (31) 98475-2616/ (31) 984643797/ (31) 98239-8863

Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Benvida)
Telefone: (31)98873-2036 Promotoria da Mulher (31) 3337-6996

*Se na sua cidade não houver nenhum serviço especializado de atendimento à mulher em situação de violência entre em contato com a delegacia de polícia mais próxima, com serviço de assistência social do seu município (ou CRAS) ou com a Promotoria de Justiça da comarca.




audima