(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Contagem envia ofício para adquirir 1 milhão de doses da Coronavac

Município é o terceiro da Grande BH a ter interesse aos imunizantes fabricados pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Sinovac, da China


06/01/2021 22:39 - atualizado 06/01/2021 23:00

Contagem pretende adquirir 1 milhão de doses da Coronavac(foto: Divulgação/Governo de São Paulo)
Contagem pretende adquirir 1 milhão de doses da Coronavac (foto: Divulgação/Governo de São Paulo)
Contagem, na Grande BH, formalizou, nessa terça-feira (06/01), a intenção de compra de 1 milhão de doses da Coronavac, vacina contra o coronavírus fabricada pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Sinovac, da China. O ofício, assinado pela prefeita Marília Campos (PT), foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

No documento, Marília pede as doses ainda para o mês de janeiro ou assim que o Butantan iniciar a distribuição dos imunizantes. A prefeita diz ainda que a a intenção da efetivação do acordo é para imunizar a população de Contagem que se enquadra no grupo de risco, além de profissionais da saúde. 

Contagem é o terceiro município da Grande BH a negociar as doses da Coronavac. Em 9 de dezembro, Belo Horizonte anunciou um acordo com o Instituto Butantan para garantir a imunização dos moradores da capital assim que o imunizante for aprovado. As doses são um “plano B”, uma vez que a ideia principal é seguir as diretrizes do Ministério da Saúde.

Outro município que abriu conversas com o Butantan para adquirir as doses da Sinovac foi Betim. O prefeito Vittorio Medioli (PSD) definiu que a cidade receberá 10 mil doses contra o coronavírus, que serão direcionados para imunizar profissionais de saúde. Também foi enviado um ofício com interesse em mais 200 mil unidades da Coronavac.

Veja, na íntegra, o ofício enviado por Contagem


Senhor Diretor-Geral, 

Com meus cordiais cumprimentos, sirvo-me do presente para, na qualidade de Prefeita do Município de Contagem, manifestar interesse em adquirir, em uma primeira etapa, 1 (um) milhão de doses da vacina Coronavac produzida por esse Instituto em parceria com a Sinovac Biotech. 

A presente manifestação visa a celebração de Protocolo entre a Administração municipal e essa Instituição para fornecimento da referida vacina de forma tempestiva, com a disponibilização da quantidade solicitada a partir de janeiro de 2021 ou assim que o Instituto iniciar a disponibilização, sem prejuízo de aquisições adicionais em complementação às doses solicitadas. 

Com a efetivação do acordo pretende-se iniciar programa de imunização da população local que se enquadra no grupo de risco e profissionais da saúde. 

Certa da importância em fortalecer a indústria pública nacional e o Sistema Único de Saúde, aguardo breve análise dessa Diretoria. 

Com protestos de estima e consideração, 

Marília Aparecida Campos 
Prefeita de Contagem/MG

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)