Jornal Estado de Minas

PERIGO

Prefeitura de Carmo do Cajuru emite alerta após ataque de pirambebas


Mesmo após publicação do Decreto 1.456/2020, na última terça-feira (29/12), que proíbe as atividades em toda a extensão da barragem de Carmo do Cajuru, no Centro-Oeste de Minas, banhistas descumpriram as normas e foram surpreendidos por um ataque de pirambebas. A prefeitura do município alerta a população e reforça as medidas restritivas do decreto.





 

De acordo com a prefeitura, os ataques foram registrados nesse sábado (2/1). Segundo o alerta, o peixe é comum na região e o perigo e as ocorrências dos ataques aumentam no verão e com altas temperaturas.

 

A pirambeba é um pequeno peixe carnívoro da família das piranhas, que pesa entre 150 e 250 gramas. Por ser um animal pequeno, a mordida causa cortes e ferimentos. Ela ataca, preferencialmente, as extremidades das mãos e pés. 

Retiro do Lago

O decreto, com o objetivo de conter o avanço do coronavírus, proibiu a utilização da orla da barragem de Carmo do Cajuru em toda sua extensão, em especial o Retiro do Lago. Além da prática de pesca amadora e esportiva, armação de tendas, acampamentos, barracas, bem como locação de ranchos e sítios com finalidade turística ou recreativa.





 

A realização de festas, eventos ou recepções em casas de locação, ou demais imóveis particulares, com qualquer número de pessoas, também foi proibida. O acesso às entradas na região do Retiro do Lago fica restrito ao trânsito local.

 

“No caso de descumprimento das regras impostas, deve o município se valer do seu poder de polícia, sujeitando o infrator nas penalidades previstas na Legislação Municipal, bem como a Secretaria Municipal de Saúde poderá requisitar apoio da Polícia Militar, em caso de descumprimento deste Decreto”, diz a prefeitura. 

 

De acordo com o último boletim epidemiológico, publicado nesta segunda (4/1), o município já registrou 194 casos confirmados da COVID-19, além de oito mortes.