(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AGLOMERAÇÃO

Guarda Civil dispersa pagode com mais de 300 pessoas em Contagem

Estabelecimento foi advertido e pode ser notificado em caso de reincidência; cidade da Grande BH é a 3ª com mais óbitos no estado


28/12/2020 13:59 - atualizado 28/12/2020 14:33

Show em bar de Contagem reunia mais de 300 pessoas; gerente alegou que perdeu o controle da lotação(foto: Guarda Civil de Contagem/Divulgação)
Show em bar de Contagem reunia mais de 300 pessoas; gerente alegou que perdeu o controle da lotação (foto: Guarda Civil de Contagem/Divulgação)
A Guarda Civil de Contagem (GC) encerrou, na madrugada desta segunda-feira (28/12), um show de pagode com mais de 300 pessoas em um bar situado na Avenida João César de Oliveira. 

Segundo a corporação, acionada por meio de denúncia às 3h, além de estar superlotado, o estabelecimento ultrapassou o horário de funcionamento fixado aos bares e restaurantes pelo município durante a pandemia, que vai até 23h. 

Os agentes constataram ainda que os clientes não respeitavam os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias, como uso de máscara e distanciamento social

De acordo com a GC, o gerente do bar alegou que perdeu o controle da lotação, uma vez que o evento teria sido muito divulgado nas redes sociais. 

O Decreto 1.930, editado em 9 de dezembro pelo prefeito Alexis José Ferreira de Freitas (PSDB), permite o consumo de bebidas alcoólicas nos bares de Contagem. As apresentações musicais também estão liberadas, desde que os músicos sejam isolados do público.

A casa de shows recebeu advertências e orientações da GC, mas não foi multada, nem interditada. A corporação informou que o local será notificado em caso de reincidência. 

Contagem é a terceira cidade no ranking de mortes pelo novo coronavírus em Minas - 508, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Os infectados somam 12.708. As comemorações de fim de ano foram substituídas por velórios para ao menos 38 famílias mineiras, que perderam seus entes queridos entre 23 e 25 de dezembro. Os dados são do painel de monitoramento da pandemia mantido pelo governo. 
 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)