Jornal Estado de Minas

RESTRIÇÔES

Músicos de Contagem protestam contra decreto que proíbe shows em bares

Músicos de Contagem, na Região Metropolitana de BH, fizeram um protesto na porta da prefeitura nesta quinta-feira (10/12), por volta das 15h. Os artistas são contra contra o Decreto 1.929, publicado na última terça-feira (8/12), que limita o funcionamento de bares e restaurantes, além de suspender as atividades em cinemas, teatros, boates, casas de shows e de festas, salões de dança, clubes, museus, centros culturais e bibliotecas. 




 
Bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar até as 23h, mas não foram proibidos de comercializar bebidas alcoólicas, assim como acontece em Belo Horizonte desde segunda-feira (7/12). Porém, não poderão mais contar com apresentações de música ao vivo, de acordo com as normas do decreto.  

Segundo a prefeitura, as medidas foram necessárias para conter o avanço da COVID-19 na cidade. O aumento dos casos confirmados de coronavírus foi de 75%, na comparação entre as duas últimas quinzenas. 

Insatisfação

Os artistas se reuniram na Praça Tancredo Neves, 200, no bairro Camilo Alves, onde fica a sede da prefeitura. 

“Os estabelecimentos vão continuar funcionando, mas os músicos não poderão executar seu trabalho. São profissionais que sustentam suas famílias, pagam impostos, fomentam a cultura e movimentam uma grande quantidade de dinheiro para a cidade, através do entretenimento”, diz France César, músico e um dos organizadores do ato.

Para ele o decreto é incoerente, uma vez que a música não é a grande responsável pela transmissão do coronavírus. “Acompanhamos shoppings, estabelecimentos, transportes públicos lotados, mas o músico não pode trabalhar”, enfatiza. 





Os manifestantes foram recebidos pelo chefe de gabinete do prefeito, Alessandro Marques. Eles expuseram suas reivindicações e Marques prometeu que a liberação para os músicos poderem voltar a trabalhar deve sair no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (10/12). 
 
A Prefeitura de Contagem informa que deve publicar um novo decreto com a flexibilização para músicos poderem atuar em bares. Amanhã serão divulgados mais detalhes quanto aos cuidados e regras para a liberação.

A Secretaria de Saúde de Contagem também informa que, semanalmente, são realizadas reuniões do Comitê de Enfrentamento à Covid e que são traçadas as diretrizes com base nos dados epidemiológicos.
 
Os manifestantes foram recebidos pelo chefe de gabinete do prefeito, Alessandro Marques, que garantiu que a decisão vai ser revista, com a liberação das atividades para os músicos (foto: Robson Rodrigues)
 
 
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria

audima