Bares e restaurantes de Contagem, cidade localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, terão que fechar às 23h a partir desta terça-feira (8/12), conforme o Decreto 1.929. Além disso, a normativa suspende o funcionamento de cinemas, teatros, boates, casas de shows e de festas, salões de dança, clubes, museus, centros culturais e bibliotecas.
Leia Mais
Juiz de Fora publica novo decreto com restrições na onda amarelaRetorno das aulas presenciais na Ufla já estava previsto para marçoCoronavírus muda cenário da festa de Imaculada Conceição de Nossa SenhoraBares e restaurantes voltarão a ter música ao vivo em ContagemMúsicos de Contagem protestam contra decreto que proíbe shows em bares Coronavírus: com 4.080 novos casos, MG ultrapassa 448 mil no totalObra da Copasa deixa 12 bairros de BH e Ibirité sem água nesta quarta-feiraCOVID-19: Varginha registra 357 casos e mais uma morte no último mêsNo entanto, os bares, restaurantes e lanchonetes não foram impedidos de comercializar bebidas alcoólicas, assim como vigora em Belo Horizonte desde segunda-feira (7/12).
As medidas foram necessárias para conter o avanço da COVID-19 em Contagem. Na comparação entre as duas últimas quinzenas, o aumento dos casos confirmados de coronavírus foi de 75%.
Entre 9 e 23 de novembro, a cidade registrou 466 casos positivos da doença, contra 816 casos no período compreendido entre 24 de novembro e 7 de dezembro. Já o quantitativo de óbitos se manteve estável neste mesmo intervalo de tempo.
O novo decreto não impediu o funcionamento das feiras livres, desde que mantenham certas medidas, como distanciamento de dois metros entre as barracas, uso de máscaras por todos os frequentadores e os feirantes deverão trocá-la a cada quatro horas e utilizar o protetor facial. Além disso, a máquina de pagamentos deverá está protegida com filme plástico.
De acordo com o último boletim epidemiológico municipal, emitido nesta segunda-feira (7/12), Contagem tem 11.788 casos confirmados de COVID-19, sendo 467 óbitos em decorrência da doença. Outras seis mortes se encontram em investigação na cidade. Já foram notificados mais de 82 mil casos suspeitos desde o início da pandemia.