Jornal Estado de Minas

UNIVERSIDADES

UFJF não vai seguir portaria do MEC para retorno de atividades presenciais

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decidiu manter a suspensão das atividades presenciais até 23 de março de 2021. Apesar de o Ministério da Educação (MEC) estipular a volta presencial das atividades em 1º de março, a UFJF informa que tem autonomia para decidir de acordo com decisão do Conselho Superior (Consu).





Nessa segunda-feira (7/12), o MEC alterou para 1º de março do próximo ano a volta às aulas presenciais nas universidades do país. A portaria anterior, da semana passada, estipulava o retorno às aulas presenciais a partir de 4 de janeiro, em instituições de ensino superior federais e particulares. O anúncio repercutiu de forma negativa e a portaria foi revogada.

Em nota, a UFJF informa que o segundo semestre letivo de 2020, pela modalidade de Ensino Remoto Emergencial, tem previsão de término em 23 de março de 2021. Essa data foi definida pelo Consu, em 2 de dezembro, seguindo orientação do Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o Novo Coronavírus (SarsCov-2).  

A UFJF informa também que, dentro da autonomia da instituição, já vem há vários meses realizando estudos sobre as condições de retorno presencial, garantindo a segurança de seus trabalhadores e estudantes. E que, qualquer retorno de atividade presencial passará pelas instâncias deliberativas internas e, necessariamente, pela avaliação do estágio da pandemia na cidade.

audima