Publicidade

Estado de Minas CADASTRAMENTO ESCOLAR

Lista com o resultado da segunda fase do cadastro escolar de BH é divulgada

Atual etapa contemplou alunos de 4 e 5 anos e estudantes do ensino fundamental. Matrícula virtual poderá ser feita a partir da próxima segunda (30/11)


27/11/2020 10:27

Todo o processo de cadastramento escolar para as escolas municipais de BH será de forma virtual(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Todo o processo de cadastramento escolar para as escolas municipais de BH será de forma virtual (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Foi divulgada, nesta sexta-feira (27), a lista com o resultado da segunda etapa do cadastro escolar para as escolas municipais de Belo Horizonte. Na fase atual, foram contemplados alunos de 4 e 5 anos e estudantes do ensino fundamental, residentes da capital mineira. A matrícula virtual será iniciada na próxima segunda (30) e vai até 4 de dezembro.

O resultado relativo à segunda etapa está disponível no portal da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). No link, basta que o responsável pela inscrição do aluno digite o próprio CPF e forneça a data de nascimento do inscrito. Desta forma, a família poderá ver a atual situação do cadastro e será orientada quanto aos procedimentos para a realização da matrícula virtual.

A primeira fase contemplou alunos que já estudam em escolas da prefeitura, na educação infantil ou em creches, e que irão para o ensino fundamental. Na segunda etapa, cujo resultado saiu nesta sexta, foram cadastradas as crianças de 4 e 5 anos de idade, e estudantes do ensino fundamental. Já na  terceira, aberta para cadastro no último dia 19 até a próxima segunda, serão atendidas crianças de 0 a 3 anos de idade e gestantes que desejam uma vaga na rede municipal de educação infantil.

Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, todo o processo de cadastramento escolar está sendo feito pela internet e dividido em etapas, conforme descrito anteriormente. De acordo com a subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Educação, Natália Araújo, a medida tem como objetivo oferecer um suporte às famílias, via telefone, evitando aglomerações em secretarias.

“Devido à pandemia, a prefeitura organizou todo o processo de cadastro escolar e matrícula, em etapas e pela internet, justamente para evitar aglomerações nas secretarias das escolas. As etapas separadas também ajudaram a garantir em cada fase o suporte telefônico às famílias, já que este ano as escolas não puderam estar abertas para este apoio presencial”, afirmou Natália.

O resultado da terceira etapa do cadastramento escolar será divulgado em 23 de dezembro, também no portal da prefeitura. A rematrícula, ou renovação de matrícula para alunos que já fazem parte da rede municipal de ensino será aberta posteriormente, assim como o sobrecadastro eletrônico para quem perdeu a primeira e segunda etapa.

Vale lembrar que as crianças devem ser residentes em Belo Horizonte e nascidas a partir de 1º de abril de 2017. No caso das gestantes, ao realizarem o cadastro, no lugar do nome da criança deverá ser preenchido o nome da mãe e a data de nascimento deverá ser a data em que o cadastro será realizado. 

“Em 2020, a prefeitura atendeu todas as crianças de 3 anos cadastradas; e para 2021, mais uma faixa etária será contemplada: todas as crianças cadastradas entre 2 e 3 anos. A Prefeitura de Belo Horizonte já cobre toda a demanda de crianças de 4 e 5 anos da Educação Infantil, cumprindo a promessa de universalização da educação na cidade”, disse, em nota, a prefeitura.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade