Jornal Estado de Minas

REFORMA

Primeira etapa da manutenção dos túneis da Lagoinha termina em dezembro

A primeira etapa das obras de manutenção nos túneis do Complexo da Lagoinha serão entregues em dezembro. Os três túneis serão submetidos a uma reforma que prevê injeção de resina para conter vazamentos, recuperação de azulejos e troca da iluminação



Executadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) desde julho, as intervenções incluem a recuperação dos túneis e otimização do sistema de drenagem, com execução de argamassa em pontos degradados, recuperação de azulejos e guarda-corpo, além de limpeza do sistema de drenagem, paredes e tetos com jatos de alta pressão.

"Tendo já finalizados os trabalhos na pista busway e superior sentido centro-bairro, estão em andamento os serviços na pista superior sentido bairro-centro", informou a administração municipal. Foram investidos aproximadamente R$ 1 milhão.

A modernização da iluminação de todo o complexo está sendo executada pela BHIP, que continuará com os trabalhos da troca de lâmpadas e instalação de novos projetores.



São 247 projetores nos três túneis e ao final da modernização serão 1.218 novos projetores com lâmpadas de led, mais econômicas e de maior durabilidade.

Próxima etapa 

Segundo a prefeitura, a próxima etapa das intervenções - após mapeamento de áreas com infiltrações a ser feito por especialistas ao longo do atual período chuvoso - será a injeção de resina nas estruturas dos túneis para estancar vazamentos.

"A Sudecap esclarece que esse trabalho de vistorias e manutenções preventivas e corretivas em pontes, viadutos, passarelas e túneis da cidade é contínuo e tem como objetivo garantir a segurança e prolongar a vida útil dos mesmos", informou.

A supervisão dos trabalhos é da Diretoria de Manutenção da Sudecap, que também contou com todo o apoio e logística de sinalização do trânsito por parte da BHTrans.

audima