Jornal Estado de Minas

Alfredo fujão

Jacaré de Lagoa Santa aparece passeando pelas ruas; veja vídeo

Alfredo, o jacaré, morador ilustre da Lagoa Central, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, anda muito fujão. Moradores têm sido surpreendidos ao passar pela lagoa nos últimos dias e diversos vídeos e fotos têm sido publicados nas redes sociais. 



 
 
Felipe Toledo é morador de Lagoa Santa e conhece o Alfredo desde quando era pequeno. Ele afirma que o animal está cada dia mais gordo, mais manso e mais habituado às saídas. “Para tentar entender os atos de rebeldia do nosso mais ilustre morador, temos que voltar um pouco no tempo. Alguns dizem que o Alfredo não é o primeiro jacaré que apareceu pelas bandas de cá, que inclusive algum tempo atrás houve a captura de um jacaré em Lagoa Santa, quando o mesmo também resolveu começar a dar suas voltinhas." 
 
 

Felipe também fala que toda essa polêmica envolvendo Alfredo se deve, em parte, ao grande volume de informações que são trocadas pelas redes sociais em tempo real, o que gera as reações que variam do hilário ao pavor. 
 
Em tom de brincadeira, os comentários são de que Alfredo está rebelde e resolveu passear. Outro é que o jacaré é cidadão e também foi votar, e um outro comentário diz que ele saiu sem a máscara de proteção à COVID-19. Mas também houve quem se preocupou com tantas saídas do réptil. 

Uma dessas saídas foi na segunda-feira (16) e o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 17h, porque o jacaré já estava quase entrando em uma casa que fica do outro lado da rua. Segundo o Corpo de Bombeiros, ao chegar ao endereço, os militares imobilizaram o animal e o conduziram à lagoa, seu habitat natural. O animal estava sadio, sem ferimentos e, nessa ocorrência, não houve vítimas.




Hábito noturno 

De acordo com a bióloga Regina Eller Lodi, pelas características físicas observadas nos vídeos divulgados nas redes sociais, o jacaré de Lagoa Santa provavelmente é um jacaré-de-papo-amarelo. A especialista explica que são animais de hábito noturno e durante o dia saem para tomar sol. O período de reprodução é entre agosto e janeiro no Brasil, época das enchentes dos rios e também de temperaturas mais quentes. “Isso leva a compreender que o jacaré de Lagoa Santa está sendo visto com mais frequência durante o dia por estar na época da reprodução. Embora não saibamos se é macho ou fêmea, este período quente e chuvoso contribui para essa alteração no comportamento do animal."

A bióloga acredita que outro fator que pode contribuir para os passeios do jacaré é a falta de alimento disponível na região da lagoa, por se tratar de um ambiente urbanizado e, como tal, sofre os impactos ambientais típicos dessa condição, levando-o a procurar alimento em outros locais.

Para quem está com medo do Alfredo, a bióloga afirma que é relativamente raro ocorrer algum ataque a humanos, mas como se trata de um animal silvestre e que não é domesticável, ele pode tentar se defender e atacar, se uma pessoa chegar muito perto. “Um ataque deste animal pode ser muito perigoso se acontecer, já que ele tem força em sua mandíbula para quebrar o casco de uma tartaruga."