Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Sem mortes por COVID-19 desde outubro, Itabirito registra baixa taxa de letalidade

Itabirito, cidade da Região Metropolitana de BH (RMBH), registrou taxa de letalidade pela COVID-19 quatro vezes menor do que a de Minas Gerais, e seis vezes menor do que a identificada na região sudeste. Secretaria Municipal de Saúde também comemorou 36 dias sem mortes pela doença. 




 
Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de letalidade em Itabirito é de 0,6, em comparação com a taxa registrada no estado que é de 2,5. Já a taxa de letalidade registrada na região sudeste é de 3,74. Esse indicador representa a proporção de pessoas que morreram por COVID-19 em relação ao total de infectados pelo vírus. 

Segundo os dados epidemiológicos mais recentes, Itabirito possui 3.015 casos confirmados da doença e 18 óbitos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade tem alta taxa de incidência acumulada desde o início da pandemia. Segundo as autoridades de saúde do município, tal fato é explicado pela alta taxa de testagem. “Testamos mais e achamos mais do que a média do estado, da região e do país”. 
 
“Os testes de swab estão disponíveis em todas as unidades de saúde. Os testes são realizados para todos os que necessitam, 24 horas por dia, desde o inicio da pandemia”, afirmou a secretaria de Saúde de Itabirito.
 

Perfil das mortes 

 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Itabirito, 17 dos 18 óbitos relatados foram de pacientes maiores de 56 anos, e todas as 18 vítimas eram portadoras de comorbidades graves como diabetes, câncer e outras doenças crônicas. 
 
Segundos os boletins epidemiológicos do município, o último óbito por COVID-19 identificado na cidade ocorreu no dia 8 de outubro.