Jornal Estado de Minas

PANDEMIA E EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação de Uberaba se desvincula de calendário de matrículas escolares de Minas

O calendário municipal de matrículas escolares de Uberaba para 2021 será independente do estado. Depois de diversas reuniões com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime) e Superintendência Regional de Ensino (SRE), a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), optou por se desvincular do calendário do estado as matrículas da rede municipal de ensino para 2021. 





Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Uberaba, a decisão foi tomada nesta quarta-feira (11) pela secretária de Educação de Uberaba, Silvana Elias, após uma análise criteriosa. Por exemplo, a demanda por vagas nas séries iniciais (de 1º ao 5º ano), que é grande, também influenciou na decisão. 

“Como o estado só confirmará as matrículas a partir do dia 18 de janeiro e por conta da transição Municipal, entendemos que é melhor para a comunidade e para as escolas da rede municipal, que o município tivesse calendário próprio, dados os inúmeros desafios que o próximo gestor da pasta terá que enfrentar. A medida trará mais tranquilidade às famílias, que até o final de dezembro já poderão planejar o ano letivo dos filhos”, declarou a secretária de Educação de Uberaba.  
 
A partir dessa semana, ainda conforme Silvana Elias, serão publicadas orientações para os pais, sendo que a primeira delas é a rematrícula de educação infantil que será estendida até o próximo dia 17. “Vamos divulgar o cronograma aos pais de forma que a gente já assegure as rematrículas e as matrículas dos novatos, tanto do protocolo de vagas quanto aos novatos que estão migrando de escolas particulares para rede municipal”, finalizou.

audima